GUABIRUBA – OSB Brusque sugere manual de boas práticas para entrega de obras públicas

03/27/2023

11:57

Iniciativa foi adotada pelo município de Guabiruba em projeto piloto

Com foco no aprimoramento de gestão e otimização dos recursos públicos em obras municipais, o Observatório Social de Brusque, que também atende Guabiruba e Botuverá (OSB Brusque), propôs um projeto piloto a Guabiruba para que as novas edificações sejam entregues acompanhadas de um manual do usuário.

Segundo o Secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Anderson Cavichioli, a iniciativa foi adotada e hoje todas as novas licitações para execução de obras de construção de edificações possuem este requisito.

“O OSB Brusque tem contribuído positivamente para o aprimoramento da fiscalização municipal. Um exemplo recente foi a sugestão para que os editais de licitação de novas obras tivessem a previsão de que, ao final da obra, a construtora entregue o Manual do Usuário. Além disso, ao realizar o monitoramento independente, o Observatório Social auxilia a fiscalização municipal apontando e sugerindo eventuais melhorias necessárias nas obras, visando o cumprimento das obrigações contratuais e o desempenho satisfatório das obras entregues”, afirma.

O documento a ser entregue pelas construtoras deve conter orientações a respeito do uso da edificação e respectivos equipamentos, bem como a periodicidade e ações referentes à realização de manutenção preventiva, dentre outras exigências.

“A indicação do manual do usuário foi resultado das atividades de estudo e pesquisa, desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Unifebe, sob a coordenação do OSB Brusque”, explica o arquiteto e Urbanista José Gamba Júnior, consultor responsável pelo monitoramento de obras do OSB Brusque.

“As pesquisas foram baseadas em boas práticas identificadas e empregadas na iniciativa privada, cuja operacionalização permite a programação de intervenções de caráter preventivo, reduzindo os custos com a manutenção corretiva dos equipamentos públicos, bem como garantindo seu pleno funcionamento para atender com eficiência as demandas da população”, complementa o consultor.

 

FONTE : AMPLITUDE COMUNICAÇÃO

PUBLICIDADE

Mais recentes

Programação de Natal no Norden, em Blumenau (SC), celebra tradição alemã com Terno de Reis,...
Flávio Buzzi e Rangel Bonatti realizam primeira reunião geral com novo colegiado
Imperdível! Arquitetura do Som apresenta Natal Encantado
Estudantes timboenses são selecionados para participar de competição internacional de matemática na Tailândia
Novos vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2025 são diplomados na última sessão mirim...
SC: Chapecoense/Unoesc enfrenta Joinville pela semifinal do Estadual Sub-20

PUBLICIDADE

Rolar para cima