Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte,selecionado para a mostra oficial do 14º. Festfolk

01/31/2022

11:34

O Grupo Sarandeiros, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), que há mais de 40 anos dedica-se à divulgação da cultura nacional e é considerado um dos melhores conjuntos de dança do Brasil, foi incluído na mostra oficial do 14º. Festifolk, o Festival de Danças Folclóricas de Blumenau, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril.

A informação foi repassada ao grupo pela professora Maria Teresinha Heimann, presidente do Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau – que organiza o evento desde a sua primeira edição. Na primeira lista de selecionados, o “Sarandeiros” figurava como suplente; mas solucionados problemas relativos a hospedagem, acabou por ser admitido na mostra oficial.

O 14º. Festfolk despertou intenso interesse em todo o Brasil. A plataforma disponibilizada pelo Inarti para as inscrições foi acessada por 276 grupos, sendo que 19 cumpriram todos os critérios determinados pela organização para participar das mostras oficial e paralela, representando 3 regiões brasileiras e 8 etnias: brasileira, afro-brasileira, alemã, italiana, polonesa, árabe, argentina e russa.

A comissão de seleção foi formada pela presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann; pelo secretário de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos; pela professora Sueli Petry; pelo produtor cultural, Nelson Julio; e pelo designer gráfico, Giba Santos, que participam do Festfolk desde suas primeiras edições.

Para a mostra oficial, que terá palco na Vila Germânica, foram escolhidos os seguintes grupos:  Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialyel Bialy, de Criciúma (SC); Cia. Clube de Dança, de Passo Fundo (RS); Grupo Folclórico Teutônia, Blumenau (SC); APAB – Associação Parafolclorica Angelina Blahobrazoff, de Balneário Piçarras (SC); Grupo de Danças Gaúchas e Invernada Artística Rancho de Taura, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Folcpopular, de Bezerros (PE); Grupo Folclórico Italiano Valsugana, de Criciúma (SC); Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás, Belo Horizonte (MG); MOA – Movimento Artístico Patrícia Dalchau, Joinville (SC); Original Blumenauer Schuhplatter, de Blumenau (SC); Eintrachtvolkstanzgruppe, Blumenau (SC); Mestre TigreMuzenza e os Gungas, de Blumenau (SC), Blumenauer Volkstanzgruppe, de Blumenau (SC); Grupo de Dança Italiana Stella Alpina, de Indaial (SC) ; “CHLOPI” – Polski Zespól Folklorystyczny, de Indaial (SC); e, agora, o Grupo Sarandeiros, de Belo Horizonte (MG).

A organização do Festfolk divulgará em breve uma relação de grupos que se apresentarão em espaços alternativos.

PUBLICIDADE

Mais recentes

Biergarten da Praça Hercílio Luz passará por revitalização A Prefeitura de Blumenau está desenvolvendo um...
Nova Contratação no Segundo Escalão de Timbó: Edson Bona Assume Cargo de Assessor de Custos...
Fundação Municipal de Esportes de Timbó adota atendimento personalizado
TERCEIRA FASE DA OPERAÇÃO RECOMEÇO OFERECE ALTERNATIVAS PARA 17 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO...
Emoção e Aventura na Abertura da Copa Brasil de Velocross 2025 em São Bento do...
Cottonbaby realiza evento exclusivo para mulheres na Aemflo e CDL São José

PUBLICIDADE

Rolar para cima