Governo do Estado e Grupo Baía Sul firmam parceria para realização de cirurgias eletivas ortopédicas

12/16/2024

20:19

O Governo do Estado de Santa Catarina e o Hospital Baía Sul firmaram, nesta segunda-feira, 16 de dezembro, parceria para realização de procedimentos de cirurgias na especialidade ortopédica de artroplastia do joelho, por meio do Programa Estadual que visa a redução de filas de cirurgias eletivas, voltada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O contrato foi assinado entre o governador Jorginho Mello e o diretor-presidente do Grupo Baía Sul, Sergio Marcondes Brincas. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também acompanhou o ato.

Serão atendidos pacientes já cadastrados no Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) e que aguardam na fila. Com a parceria, o Hospital privado da capital catarinense será responsável pelas consultas, exames pré-operatórios e 100 cirurgias de alta complexidade, resultando em um atendimento mais ágil e eficiente.

Na oportunidade, o governador ressaltou a importância desta parceria para toda a sociedade catarinense, e os avanços que já vêm sendo realizados pela atual gestão. “Esta parceria me alegra muito, pela credibilidade do Hospital Baía Sul. Só tenho a agradecer, na certeza que irá deixar muitas pessoas felizes para que possam caminhar e exercer suas funções. A vida é tão especial que não podemos perder tempo, minha gratidão à entidade e a todo o corpo clínico. E que parcerias como esta possam inspirar outros hospitais a essas oportunidades e possibilidades. A saúde de Santa Catarina está melhor, e a partir de hoje está melhor ainda”, completou.

O presidente do Grupo Baía Sul, Sergio Marcondes Brincas, também aproveitou o evento para comemorar a parceria. “Quando assumimos as cirurgias de alta complexidade, o setor público também aumenta a capacidade de assistência. É um projeto de todos nós”, disse.

O procedimento realizado substitui uma articulação doente por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e sintéticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor. Com esta adesão, o total de redes privadas que possuem tratativas com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chegam a oito.

“Nós pegamos uma situação em 2023 com pessoas que aguardavam há 10, 12, quase 14 anos, por cirurgias de ortopedia de alta complexidade. O que nós estamos fazendo aqui com essa parceria é abrir mais um flanco, um flanco de qualidade, em especial para a população da Grande Florianópolis, por conta da sobrecarga que nós temos no Hospital Regional, em São José e no Hospital Celso Ramos. Então, o recorte aqui dessa parceria é para a artroplastia de joelho e é preciso deixar claro que é um serviço devidamente regulado, não é um serviço de urgência e emergência. Então, nós iremos iniciar as avaliações dos pacientes que já aguardavam cirurgia anteriormente nos hospitais, pacientes triados, regulados, que a partir do encaminhamento da secretaria em acordo com o hospital Baía Sul serão reavaliados depois de muito tempo para que a gente possa avançar na realização dessas cirurgias”, conclui o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Grupo Baía Sul

SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima