Fotógrafa revive infância com exposição no MAB

A exposição ‘Dez Noventa’ é uma jornada pessoal da fotógrafa Delfina Rocha pelos espaços que moldaram sua infância e adolescência. A sua narrativa está organizada dentro de um contexto emocional que permite momentos de lembranças individuais. As obras do artista ficam expostas a partir de quinta-feira, dia 4 de maio, na 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), e podem ser vistas até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16. A entrada é gratuita.

Delfina teve a oportunidade única de revisitar sua casa de infância, que havia sido vendida há mais de 38 anos. Nesse reencontro, o espaço estava vazio e os ambientes inacreditavelmente preservados com os mesmos papéis de parede, o mesmo carpete e as cores que a artista se lembrava de sua juventude. Esse retorno à casa e a experiência de ver as marcas e os vestígios do tempo deixados nesses espaços de afetos foram profundamente comoventes e inspiradores.

A partir das visitas recentes à antiga casa, Delfina criou uma série de dípticos que combinam imagens atuais com antigas fotografias saídas do álbum da família de 1972, muitas das quais foram tiradas pela própria artista. Essa série torna-se, aos olhos dos visitantes, uma narrativa afetiva que vai reconstruindo as memórias da artista dos seus primeiros espaços de “abrigo”, “refúgio” e “sonho”.

Ao editar as imagens, a artista confunde o presente e o passado, criando uma cartografia de sua intimidade, expondo, publicamente, a sua história. As fotografias da exposição permitem ao público ver o espaço pelos olhos da artista e compartilhar a jornada vivida por ela através do tempo. A artista espera que esta exposição possa inspirar e ativar reflexões sobre as próprias memórias e espaços íntimos, e como eles moldam as pessoas.

 

Trajetória

 

Delfina Rocha é fotógrafa autodidata, foi assistente do pioneiro fotógrafo Chico Albuquerque, entre 1982 a 1986. Transferiu-se do Ceará para o Sudeste em 1987, onde trabalhou como fotógrafa de publicidade e de cena para cinema. Atuou com vários diretores, como Walter Carvalho, Rui Guerra, Fabio Barreto, Tizuka Yamasaki e Alvarenga Jr., entre outros.

Trabalhou entre Rio de Janeiro e São Paulo até 1993. Voltando a Fortaleza, abriu seu estúdio para atender o mercado publicitário e de editoriais de moda. Após 30 anos dedicados à fotografia comercial, em 2015, retomou os estudos na academia e a prática da fotografia autoral, participando de diversas formações e grupos de estudos sobre a imagem contemporânea. No ano de 2019, passa a integrar o coletivo Sol para Mulheres e o grupo de estudos Imagem é Pensamento. Atualmente, está cursando Bacharelado em Filosofia. Participa de exposições, convites e seleções.

 

Saiba mais

 

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 4 maio

Horários:

19h: conversa com curadores e artistas expositores

20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Deixe um comentário