Filósofas: professoras lançam livro pioneiro sobre a história das mulheres na filosofia

Mulheres pensadoras, pesquisadoras, estudiosas, politizadas e revolucionárias sempre existiram, entretanto, é muito mais comum conhecer e citar homens que se destacaram na filosofia do que figuras femininas. De acordo com o levantamento da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, 19,47% do quadro de docentes de pós-graduação em Filosofia eram mulheres em 2019. Mesmo em número menor, elas sempre atuaram por melhorias e transformações da sociedade, então, por que não sabemos quem são essas mulheres?

Dar visibilidade às ideias e ações e fazer justiça às grandes intelectuais é o objetivo do livro “Filósofas: o legado das mulheres na História do pensamento mundial”, (Maquinaria Editorial) escrito pelas professoras Natasha Hennemann e Fabiana Lessa que encontraram nos questionamentos dos próprios alunos a motivação para colocar em palavras reflexões que precisavam de holofote. “Mesmo com empecilhos sociais, algumas mulheres conseguiram se sobressair no campo da reflexão filosófica e foram influentes em seus contextos”, explica Fabiana.

Diotima de Mantinea, Ban Zhao, Angela Davis, bell hooks e as brasileiras Lélia González, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro e Marilena Chaui são algumas das 70 pensadoras mencionadas na obra que traz nomes contemporâneos e da Antiguidade da Europa, Ásia, África e América Latina. “Apesar dos avanços atuais, muitas vezes nem em países democráticos o trabalho científico é colocado como prioridade, ou seja, pode ser visto com indiferença e como desperdício de dinheiro, o que é incoerente para uma sociedade moderna que almeja progressos”, salienta Natasha.

Ao longo de 278 páginas, Filósofas ajuda a ampliar a voz dessas pensadoras que contribuíram para a história do pensamento geral, muito além das questões femininas, e garante o reconhecimento que suas ações merecem. O livro também reforça a importância das mulheres, de todas as idades e principalmente as mais jovens, se enxergarem nos livros de filosofia e conhecerem o trabalho desenvolvido por outras. “O conhecimento é essencial, valioso e deve ser incentivado”, finaliza Fabiana.

SERVIÇO

Filósofas: o legado das mulheres na História do pensamento mundial

Editora: Maquinaria Editorial

Páginas: 278

Deixe um comentário