Estudantes do SESI apresentam projetos que promovem educação científica e tecnológica

Trabalhos foram desenvolvidos com a abordagem STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática; eventos, abertos ao público e gratuitos, serão realizados em 17 cidades de SC

As Escolas SESI, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem no sábado (30), uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. A mostra, aberta ao público, tem entrada gratuita. Em Blumenau, a mostra será realizada das 8h30 às 12h.

“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.O evento será realizado nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.

Tecnologia, artes manuais e diversão

Em Blumenau, a mostra terá 25 projetos desenvolvidos pelos estudantes que unem as áreas do conhecimento que regem a metodologia STEAM. Com uma criatividade ilimitada e a orientação dos professores, os estudantes criaram propostas que vão desde uma Escape Room – sala onde o visitante precisa resolver desafios para escapar – até um foguete de garrafa pet.

De acordo com a orientadora pedagógica Tatiana Oliveira, a metodologia STEAM propõe práticas pedagógicas com objetivo de possibilitar a vivência de experiências educativas associadas à realidade moderna e que promovam formação pessoal, profissional e cidadã no nosso estudante. “A Mostra é importante para demonstrar, por meio da exposição e apresentação de alguns projetos desenvolvidos, como são as nossas aulas, que tem como foco a metodologia ativa. Na mostra apresentamos o resultado de alguns desses projetos, que envolvem design thinking, gamificação, iniciação científica, aprendizado baseado em problemas, cultura maker, entre outros”.

 

Desafio Escola SESI

No mesmo evento, a instituição também promove o Desafio Escola SESI, que vai premiar estudantes com bolsas de estudo de até 100% para o primeiro ano do ensino médio na Escola SESI em 2024.

A competição terá questões a serem resolvidas em diferentes áreas do conhecimento: robótica, meio ambiente e gastronomia, entre outros temas, e os desafios serão práticos.

SERVIÇO

Mostra STEAM + Desafio Escola SESI

Quando: 30 de setembro de 2023, a partir das 8h30
Onde: Espaço de Educação Maker (R. Itajaí, 3434 – Vorstadt – Complexo Esportivo Bernardo Werner)

Participação gratuita

fonte :ALINE CAMARGO
Presse Comunicação

Deixe um comentário