A Câmara de Vereadores de Blumenau promoveu, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), um Talk Show com o tema “Saúde Mental” na tarde desta quarta-feira (26), no Plenário. O evento foi realizado em parceria com o Acesso Educação e foi voltado a alunos da instituição, além de servidores e estagiários da Câmara.
O presidente da Câmara, Almir Vieira (Progressistas), fez a abertura do evento, agradecendo a presença e todos e desejando uma tarde de muito aprendizado. Ele também destacou a importância de os alunos que vieram à palestra transitarem pela Câmara e conhecerem melhor a Casa de leis. Em seguida quatro palestrantes apresentaram tópicos e discussões sobre subtemas relacionados ao tema principal. Em um segundo momento, responderam perguntas da plateia mediadas pelo professor Felipe Grillo, coordenador do curso.
O advogado e terapeuta Henrique Rebello falou sobre autocuidado, frisando que alguns dos pilares do autocuidado são relacionamentos saudáveis, gerenciamento de estresse, ambiente de apoio e desenvolvimento pessoal e profissional. A acadêmica de psicologia Maria Cecília Buratto falou sobre inteligência emocional, apontando que ela é composta por autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
Já o acadêmico de psicologia e gestor esportivo Romário Reis palestrou sobre procrastinação, e destacou que a motivação, o alinhamento das expectativas e a previsão das tarefas são algumas formas de driblar essa prática que é natural do ser humano e maléfica quando em excesso. A psicóloga especializada em psicologia escolar Melissa Kunze Carraro falou sobre saúde mental no ambiente escolar, questionando os participantes sobre o que estão buscando ser, fazendo ponderações acerca da idealização versus realidade e falando sobre patologias como depressão e ansiedade.
Em seguida os participantes puderam realizar questionamentos aos palestrantes, que debateram com a plateia assuntos como tomada de decisão, higiene do sono, motivação, frustrações, a importância de buscar ajuda profissional, entre outros.
A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Júlia Gomes, explicou que o tema foi escolhido pela importância da saúde mental no ambiente de trabalho e no ambiente escolar. “A saúde física é visível, mas a mental não é. Por isso a necessidade de trazer esses palestrantes apresentando os tópicos e acolhendo as dúvidas que surgiram tanto dos servidores quanto dos alunos”.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB