Equipe do Hospital Santa Isabel junta esforços no combate à Dengue

Colaboradores procuraram focos do mosquito e eliminaram locais de água parada

Colaboradores do Hospital Santa Isabel uniram esforços em uma incursão proativa para erradicar potenciais focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Sob a coordenação da Segurança do Trabalho, equipes de diversos setores realizaram uma ampla vistoria nas dependências da instituição, identificando e eliminando locais de acúmulo de água parada.
Luciane Froner, Técnica em Segurança do Trabalho e Coordenadora da Brigada de Emergência do Hospital Santa Isabel, enfatiza a importância da ação conjunta: “Temos que começar fazendo nossa parte dentro de casa, e o hospital é a nossa segunda casa. Juntos, eliminamos focos aqui e nos engajamos no cuidado da nossa comunidade”.
Edevaldo Luchtemberg, Técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Santa Isabel, é favorável à adesão por parte de todos: “Esta iniciativa integra a campanha municipal de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Se cada um fizer um pouco, os casos vão diminuir. Não é cada um por si, mas todos por todos”. A força-tarefa destaca a necessidade de eliminar todos os pontos propícios para o acúmulo de água, manter a limpeza e o tratamento adequado em piscinas e evitar o acúmulo de entulhos.

Sintomas e acesso ao atendimento
Os sintomas iniciais da Dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e o surgimento de manchas vermelhas na pele. Perda de apetite, náuseas e vômitos também são comuns.
Para atendimento médico, a comunidade pode dirigir-se aos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) nos bairros Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava, Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Além disso, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem assistência à população, com os endereços e horários de funcionamento disponíveis no site da Prefeitura.

Denúncias e informações adicionais
A Prefeitura de Blumenau disponibilizou o telefone (47) 99997-6941 para que os moradores possam solicitar a retirada de pneus, contribuindo assim para evitar possíveis focos do mosquito. Além disso, denúncias sobre locais com potenciais criadouros do Aedes Aegypti podem ser feitas ao Programa de Combate à Dengue, através do OuvidorSUS pelo telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770.

 

Texto e fotos: Gabriel Silva/Comunicação HSI

Deixe um comentário