Elon Musk escolhe empresa de SC para fabricar motores para foguetes

Fundada em 1961, a WEG é líder no segmento de tecnologia elétrica, emprega 40 mil pessoas e possui reconhecimento global

Elon Musk, CEO da SpaceX, voltou os olhos para a expertise brasileira em tecnologia, selando um acordo com a empresa catarinense WEG para fornecimento de motores elétricos.

A WEG, conhecida por sua especialização em equipamentos eletroeletrônicos, revelou que está fornecendo motores para um projeto específico da SpaceX. O gigante do espaço está construindo a própria Unidade de Separação de Ar, para atender à crescente necessidade de oxigênio, usado como combustível para seus foguetes. Autoproduzir esse componente vital se mostrou uma alternativa econômica à compra de fornecedores externos.

O projeto requer compressores de ar fornecidos pela Atlas Copco Gas and Process, um dos principais players globais na área. Como parte integrante dessa iniciativa, a SpaceX selecionou a WEG para fornecer os motores que alimentarão as unidades de separação de ar.

A escolha recaiu sobre quatro motores de média tensão NEMA da linha MGP, com potência de 12,8 MW, tensão de 13,8 kV e quatro polos. Eles serão instalados em duas plataformas offshore distintas, localizadas a poucas milhas de distância uma da outra em mar aberto, enfrentando condições ambientais semelhantes às encontradas em FPSOs.

Por uma questão de logística, os motores foram fabricados nas instalações da WEG na Índia, mas com todo o know-how catarinense, o que permitiu uma entrega mais rápida, preços competitivos e qualidade de primeira linha, segundo a empresa. A WEG também fornece uma solução de partida com inversores de frequência com bypass, promovendo maior eficiência ao motor durante a operação com bypass online.

Fundada em 1961, a WEG é líder no segmento de tecnologia elétrica, emprega 40 mil pessoas e possui reconhecimento global, com seus produtos presentes em todos os continentes. A empresa, com faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões em 2022, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, possui 53 fábricas em 15 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Portugal e China.Esse acordo marca um marco para Santa Catarina e para o Brasil no campo da indústria espacial, demonstrando o potencial do país em tecnologias avançadas e elevando o setor a novas alturas.

 

FONTE : JORNAL RAZÃO

Deixe um comentário