El Niño pode impactar na Oktoberfest de Blumenau? Veja a previsão para o fenômeno

O mês de outubro em Blumenau, período de realização da Oktoberfest, tradicionalmente é marcado por maiores volumes de chuva do que durante outras épocas do ano. Mas uma das preocupações para o fluxo turístico em direção ao sul brasileiro em outubro é uma maior possibilidade de chuvas em níveis mais elevados em função do fenômeno El Niño.

É claro que a Oktoberfest Blumenau não seria a única prejudicada por uma eventual diminuição na movimentação turística pelo sul do país, mas se trata do maior destino turístico da região neste período do calendário.

Outro problema muito maior do que o turismo e que pode trazer preocupação aos moradores da região é o nível de umidade no solo. De acordo com levantamento realizado e divulgado no último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nível de umidade constatado no solo na maior parte do sul do Brasil, somado à possibilidade de grandes volumes de chuva a partir de outubro, traz novas preocupações, inclusive, sobre riscos de deslizamentos de terra nas áreas de encostas com menor estabilidade (veja mais abaixo).

O boletim do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad) divulgaram na terça-feira (20), um boletim com o objetivo de apresentar o monitoramento, previsões e os possíveis impactos do El Niño no Brasil em 2023.

O documento é resultado do trabalho realizado em parceria pelos órgãos nacionais e oficiais sobre monitoramento, regulação do uso das águas, gestão de riscos e previsão do clima e tempo. Mensalmente, o conteúdo será atualizado para disponibilizar informações acerca do fenômeno e, assim, apoiar os órgãos federais e estaduais além de contribuir para a tomada de decisões governamentais referentes ao País.

El Niño no Sul do Brasil

Neste ano, um efeito do El Niño foram as chuvas registradas no Rio Grande do Sul, entre 1º e 19 de setembro, cujos volumes ficaram em torno de 450 milímetros (mm).

Para o próximo trimestre (outubro, novembro e dezembro) a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo da faixa normal entre o leste, centro e faixa norte do Brasil. Entre a Região Sul, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão indica maior chance de chuva acima da faixa normal. Esta previsão reflete as características típicas de El Niño sobre o Brasil.

Solo úmido

Em relação a previsão do armazenamento de água no solo, parte sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além da Região Sul, indicam a manutenção da umidade no solo, com valores maiores que 70%. É importante ressaltar que com a atuação do El Niño, há probabilidade de ocorrência de grandes volumes que podem contribuir para a elevação dos níveis de água no solo, com valores superiores a 90%, ocasionando, inclusive, excedente hídrico.

O boletim completo do Inmet pode ser acessado AQUI.

 

fonte :O AUDITÓRIO 

Deixe um comentário