Documentário “La Bella Polenta” terá pré-estreia na Capital, celebrando a italianidade catarinense

12/03/2024

16:13

Curta-metragem teve como cenários principais Nova Veneza e Urussanga e celebra os 150 anos da Imigração Italiana em Santa Catarina.
Santa Catarina se prepara para receber um convite único à nostalgia e às raízes culturais dos descendentes italianos. O documentário “La Bella Polenta – História e Cultura por trás do prato da Nonna” estreia em duas datas especiais reunindo sabores, histórias e memórias afetivas que perpetuam a tradição da polenta no Sul do Estado.
Produzido pela Performance Comunicação de Araranguá-SC, e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023 promovido pela Fundação Catarinense de Cultura- FCC e pelo Governo de Santa Catarina, o curta-metragem tem como carro-chefe o prato que se tornou símbolo da herança cultural italiana nas famílias de Nova Veneza, Urussanga, Siderópolis e todo Sul de Santa Catarina. O vinho Goethe de Urussanga, típico, raro e único, também faz parte do enredo.
Uma produção que emociona
O documentário não é apenas sobre comida. É sobre histórias. Desde o som da colher de pau encontrando a panela de ferro até as festas comunitárias que revivem o lendário “tombo da polenta”, cada cena celebra a força das tradições transmitidas pelas nonnas e nonnos, verdadeiros mestres do sabor.
Com narrativa poética e imagens deslumbrantes, La Bella Polenta explora a relação entre a gastronomia e o patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina, conectando o público às origens da colonização italiana e aos cenários encantadores das festas típicas da região.
O evento de pré-estreia conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por proposição do deputado estadual Tiago Zilli, que levou ao parlamento catarinense a rica produção do Sul do estado. “É muito importante que o estado inteiro conheça e se encante com a gastronomia típica oferecida no Sul do estado e visite a nossa região que é linda por natureza e que valoriza a história e cultura”, afirmou o parlamentar.
Sobre o documentário
A direção-geral e roteiro é do jornalista Saulo Pithan e a direção de fotografia de Robert Dias, com montagem e edição de Endryo Carvalho. Na ficha técnica tem ainda Fernanda Brandolt assinando a direção de produção, Carla Feyh na produção-executiva, Rilari Santos, na assistência e áudio, o cinegrafista David Cardoso e a narração envolvente de Karem Suyam. A publicitária Sabrina Lima e o diretor de arte Jonatan Gonçalves são os responsáveis pela campanha de divulgação do curta-metragem.
Para mais informações, entrevistas ou acesso antecipado às imagens do documentário, entre em contato com nossa assessoria de imprensa.

Datas e Locais:
Pré-estreia: 11 de dezembro, às 17h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis (Sala das Comissões 01).
Estreia oficial: 18 de dezembro, às 18h, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Nova Veneza.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Contato: Saulo Pithan- 48- 98858-1832

CRÉDITOS : ALESC

PUBLICIDADE

Mais recentes

Educação financeira também é assunto para criança em férias escolares
Inscrições abertas para a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) Fundamental
Defesa Civil de Timbó realiza visita técnica para Fortalecimento de Ações Preventivas
Ana Paula Lima anuncia 890 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para 29...
Atenção para as oportunidades em destaque de Gaspar, ainda para esse ano de 2024! Confiram!
Festa Pomerana recebe público de 36 mil pessoas nos primeiros cinco dias

PUBLICIDADE

Rolar para cima