Derrota de Lula em confusão com PIX atesta incompetência no governo

01/17/2025

12:08

Governo perdeu o controle da narrativa para a oposição
O recuo do governo Lula nas novas regras da Receita Federal que aumentariam a fiscalização sobre transações financeiras – incluindo o PIX – selou o fracasso da comunicação do Palácio do Planalto sobre medidas sensíveis. É um atestado de incompetência que o governo tenta remediar com novo comando na comunicação.
É fato que a medida foi alvo de uma articulada rede de desinformação, e que o governo perdeu o controle da narrativa para a oposição. Mas também é fato que a gênese do problema está no próprio Palácio do Planalto.Reportagem da Folha de S. Paulo, de Cátia Seabra e Marianna Holanda, revela que a confusão do PIX deixou Lula irritado. A matéria conta que a equipe econômica tratou o caso de forma burocrática, sem definir estratégia de comunicação, e conta que o próprio presidente só ficou sabendo das mudanças quando o “incêndio” já havia tomado conta das redes sociais.Não é o primeiro erro do governo Lula na condução de anúncios com potencial para provocar crises. Foi assim na taxação das compras internacionais, que ganhou o apelido de “imposto das blusinhas”, e que resultou em uma série de memes nas redes sociais chamando o ministro da Fazenda de Taxad.
Outra crise desnecessária ocorreu no anúncio das medidas de contenção de despesas, que foram erroneamente divulgadas junto com futuras mudanças no imposto de renda em uma tentativa de aceno à classe média. O resultado foi uma resposta bruta do mercado.
Vale lembrar ainda a entrevista de Janja em que ela culpou os Bolsonaro pelo sumiço de móveis do Palácio do Alvorada que, meses depois, foram localizados. A denúncia teria pego até os assessores de surpresa.
Não são tropeços pontuais, mas uma insistência sistemática no erro em um governo que trata a comunicação de 2025, em plena era da economia da atenção, como a do início dos anos 2000, analógica e centralizada. No caso do PIX, o problema ganhou ua dimensão tão grande que não havia remédio senão recuar. Somente o vídeo do deputado Níkolas Ferreira teve mais de 200 milhões de acessos.
O problema é a mensagem que esse recuo traz. Estaria o governo disposto a voltar atrás em qualquer assunto, sob pressão digital da oposição?
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Crédito: NSC TOTAL
Imagem: Ricardo Stuckert, PR

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