Defesa Civil atende 47 ocorrências por conta das chuvas – Boletim 20h

Nível do Rio Itajaí- Açu chega a marca de 4,7 metros acima da normalidade 

A Defesa Civil de Gaspar permanece em estado de alerta devido ao alto risco de deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuvas que afetam o município nesta quarta-feira, dia 4. Até o momento, foram contabilizadas 47 ocorrências, das quais 18 foram deslizamentos ocorridos em vias públicas ou em propriedades particulares. O nível do Rio Itajaí – Açu está com 4,9 metros acima da normalidade. A partir de 6,20 metros a água pode invadir algumas vias, por isso, um abrigo no bairro Santa Terezinha foi aberto para receber a população afetada. As equipes permanecem em prontidão, atendendo às ocorrências, por meio do 199.

Até agora, foram registradas oito ocorrências de deslizamentos em propriedades particulares nos bairros Gaspar Mirim, Barracão, Gasparinho, Centro e Gaspar Grande; duas quedas de árvores em vias públicas no bairro Gaspar Alto; 16 casos de alagamentos em vias públicas nos bairros Alto Gasparinho, Lagoa, Figueira, Santa Terezinha, Lagoa, Gasparinho, Sete de Setembro e Gaspar Alto; oito casos de alagamentos em propriedades particulares nos bairros Margem Esquerda, Gaspar Mirim, Figueira, Sete de Setembro, Coloninha, Gaspar Alto e Barracão; dois casos de destelhamento nos bairros Margem Esquerda e Gasparinho, além de oito deslizamentos em vias públicas nos bairros Gaspar Alto, Santa Terezinha, Gaspar Mirim, Gasparinho, Margem Esquerda e Alto Gasparinho; um atendimento de risco estrutural no bairro Sete de Setembro, e dois chamados para pedido de informações.

A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas permaneçam vigilantes em relação a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com lama, entre outros sinais, e que entrem em contato pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos.

Até o momento, não houve a necessidade de suspender nenhum serviço público. As aulas seguem mantidas, exceto na escola Rudolfo Günther, no Gaspar Alto. As unidades de saúde estão operando e o abastecimento de água encontra-se normal. A linha de ônibus do Óleo Grande não tem acesso à Rua Paulo Arquelau Roncaglio, por conta de um alagamento no local.

As primeiras ruas que podem ser afetadas por uma possível enchente são: Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m, Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m, Rua Sertão Verde com 6,344 m, Rua Lino com 6,571 m e Rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m. As demais vias podem ser encontradas  através do site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.

A população pode acompanhar os alertas e informações por meio do site da Defesa Civil de Gaspar ou pelo aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Os bairros com maior número de ocorrências são:

Figueira: 8

Gaspar Mirim: 7

Gasparinho: 5

Gaspar Alto: 4

Margem Esquerda: 3

Santa Terezinha: 5

Lagoa: 3

Sete de Setembro: 3

Alto Gasparinho: 2

Barracão: 2

Centro: 2

Gaspar Grande: 2

Coloninha: 1

fonte : PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR

Deixe um comentário