Crianças da UEI Pinguinho de Gente conheceram propriedade de família de agricultores

O passeio teve como objetivo proporcionar às crianças experiências envolvendo a produção de alimentos oriundos da agricultura familiar e o consumo de refeições saudáveis.

Nessa segunda-feira (15), as turmas de 4 e 5 anos da Unidade de Educação Infantil Pinguinho de Gente visitaram a propriedade da família Hertel Hôe, situada no bairro Warnow, em Indaial. Acompanhadas pela professora Salete Jastrach e auxiliar Brenda Juriatti, o passeio teve como objetivo proporcionar às crianças experiências envolvendo a produção de alimentos oriundos da agricultura familiar e o consumo de refeições saudáveis, além de possibilitar que os pequenos conheçam e valorizem o nosso Município, com ênfase na agricultura.

A família Hôe, constituída pelo Sr. Wilson, Dona Helga e Sabrina, possui tradição na agricultura local de Indaial e região. Atualmente, produzem alimentos para atender a Rede Cooper de Supermercados e também são responsáveis por fornecer diversos produtos para a Alimentação Escolar da rede municipal de ensino, como cenoura, rabanete, acelga, batata-doce, beterraba e brócolis.

A participação dos agricultores familiares em processos pedagógicos com os estudantes é uma recomendação do Fundo Nacional de Educação Alimentar e Nutricional, incentivada também pelas Secretarias de Educação e Agricultura do Município, pois gera valorização e promoção da troca de saberes. Além disso, devido a aspectos como o aumento da publicidade e disponibilidade de alimentos industrializados, se faz cada vez mais necessária a implementação de intervenções educativas para incentivar escolhas mais saudáveis, incluindo no dia a dia do estudante alimentos nutritivos, frescos e produzidos na região.

“Em 2022, 29 agricultores de Indaial entraram para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Assim, através da agricultura familiar, estamos oferecendo refeições de qualidade aos nossos alunos, respeitando a cultura local, proporcionando novas vivências e incentivando hábitos saudáveis nos espaços educacionais”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário