Como ter segurança na compra de um veículo usado?

10/21/2024

19:59

Débito Direto reúne informações veiculares para facilitar essa transação e ajudar a prevenir fraudes

          O mercado de veículos usados no Brasil está aquecido e atingiu um recorde histórico neste ano, com mais de 10 milhões de unidades vendidas entre janeiro e agosto, de acordo com a Fenauto. O acumulado de 2024 já mostra ser superior em 8,4% em comparação a 2023. A alta no preço dos automóveis novos foi um dos motivos que impactou na venda de usados, incentivando a busca por valores mais acessíveis.

E a tendência é o setor continuar em alta. De acordo com uma pesquisa feita com 3 mil entrevistados pela plataforma Webmotors, 89% afirmaram ter a intenção de comprar ou trocar de carro em 2025, sendo que 64% deles pretendem comprar um carro usado. Já um levantamento feito pela OLX, maior classificado de autos do país, identificou que 27% dos que não possuem veículo, têm a intenção de adquirir um até o fim deste ano. O carro usado é o mais desejado por aqueles que ainda não tem um, com 36% da preferência, seguido dos seminovos com 35% e os 0km, com 30%.

A maior procura por usados e seminovos traz também um alerta para o risco de fraudes, muito comuns neste segmento, principalmente para empresas que atuam com frotas e serviços de transporte. Para evitar golpes e dores de cabeça, a verificação de dados veiculares precisos e confiáveis é essencial para uma compra segura. A Débito Direto, startup que reúne dados de sites públicos e órgãos municipais, estaduais e federais em sua plataforma, integrada a sistemas por meio de uma API, oferece serviços que facilitam e dão mais segurança no processo de compra e venda de veículos usados.

“Não é raro vermos casos de adulteração de hodômetros, ocultação de históricos de acidentes, vendas com restrições financeiras e falsificação de documentos, por exemplo. Situações como essas provocam prejuízos financeiros para compradores e vendedores, como também afetam a confiança no mercado. E observamos isso ocorrer desde pequenos revendedores até grandes plataformas on-line, nas quais a verificação física do veículo é mais desafiadora”, avalia Bruno Grahl, CEO da Débito Direto.

Para realizar a compra de um carro usado, é fundamental a transparência nos dados veiculares, que podem revelar a história do automóvel e evitar surpresas desagradáveis após a compra. Por isso, é necessário revisar alguns pontos e ter essas informações em mãos para fazer um negócio justo, confiável e transparente. Um aspecto a ser observado é o histórico completo do veículo, que inclui débitos, sinistros e registros de proprietários anteriores, isso permite que tanto compradores quanto vendedores façam transações mais seguras e bem-informadas. Além disso, por meio de sistemas de verificação, é possível identificar discrepâncias nos registros de quilometragem, sinais de adulteração em documentos e sinistros não declarados.

A solução da Débito Direto vem justamente para garantir recursos para promover transações seguras e transparentes. Ao ser integrada com sistemas, permite a verificação de débitos e restrições. E essa função identifica qualquer pendência financeira ou judicial relacionada ao veículo, apresenta o histórico completo de proprietários e sinistros em detalhes, e possibilita a consulta de gravame e tabelas de preço, verificando restrições financeira e disponibilizando uma avaliação precisa do valor de mercado do automóvel. Tudo isso dentro de uma mesma ferramenta, sem necessidade de pesquisar e acessar diferentes sites e fontes oficiais.

“Agrupamos tudo isso na solução de maneira simplificada, intuitiva e ágil para que o usuário otimize seu tempo e tenha acesso a dados confiáveis e completos. Nesse mercado tão dinâmico e em crescimento, ter uma tecnologia como a que oferecemos é, sem dúvida, uma vantagem competitiva para descomplicar e proteger as operações de veículos usados”, afirma o CEO da Débito Direto.

OFICINA DAS PALAVRAS / Patrícia Wippel

PUBLICIDADE

Mais recentes

Flávio Buzzi e Rangel Bonatti realizam primeira reunião geral com novo colegiado
Imperdível! Arquitetura do Som apresenta Natal Encantado
Estudantes timboenses são selecionados para participar de competição internacional de matemática na Tailândia
Novos vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2025 são diplomados na última sessão mirim...
SC: Chapecoense/Unoesc enfrenta Joinville pela semifinal do Estadual Sub-20
Sub-18 do Timbó Futsal se classifica às finais do Estadual

PUBLICIDADE

Rolar para cima