Comissão de Justiça recebe representantes do Hospital Oase e Executivo Municipal

Os representantes do Hospital e Maternidade Oase de Timbó, juntamente com representantes do Executivo Municipal, estiveram presentes na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que tem como Presidente o Vereador Haroldo Fiebes, Vice-Presidente o Vereador Flávio Germano Buzzi, e membro o Vereador Douglas Emanuel Marchetti, hoje, dia 4 de maio.

O objetivo do encontro foi de debater sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2022, que autoriza, em continuidade ao Programa de colaboração na reestruturação do Hospital e Maternidade OASE, a concessão de auxílio financeiro para a obra de construção da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal junto ao Hospital e Maternidade OASE.

Estiveram presentes na reunião, os Edson José Bona e Carlos Adriano Krüger, além dos secretários de Saúde, Alfredo Berri e de Fazenda e Administração, Maria Angélica Faggiani (Pileka), o administrador do Hospital, Robson Almeida e o contador, David Bruhmüller.

Dentro dos questionamentos, primeiramente a Secretária de Fazenda e Administração falou sobre a origem do valor do repasse do IPTU, que desde 2014 o pagamento do desconto à vista é investido na Saúde. “O valor do pagamento do IPTU é separado dentro de uma conta especifica, sendo que 10% do valor que entra até o vencimento é gerado o valor para a doação para as entidades, neste ano valor a ser repassado R$ 641 mil referente a 2021. Importante observar que também é feito o desconto de 10% do pagamento da primeira parcela”.

O administrador do Hospital Robson Almeida explicou que, devido a pandemia a UTI Neonatal que estava com sua estrutura interna finalizada, foi utilizada para atendimento aos pacientes adultos acometidos pelo vírus da Covid-19. No total foram disponibilizados 37 leitos de UTI dentro do Hospital OASE para atender a todos os munícipes de Timbó e região. “Agora, após a pandemia o Ministério da Saúde habilitou por seis meses com pendências, todas as UTIs para fomentar a realização das cirurgias eletivas represadas ao longo do período pandêmico. Em Timbó atualmente temos a disposição, 20 leitos de UTI tipo II adulto para atender toda região”.

Já o valor que será destinado pela Prefeitura através do repasse dos 10% pagos à vista do IPTU, no valor de R$ 641 mil, serão utilizados para a realização das obras complementares (ampliação de rede de gás medicinais, escada de incêndio, rede de informática, entre outras). “Desta forma, o hospital poderá solicitar visita técnica da Secretaria do Estado da Saúde para posteriormente receber habilitação definitiva através do Ministério da Saúde”.

O contador do Hospital, David Bruhmüller explicou que os recursos que foram destinados pelo governo do Estado, foram divididos, um valor para a aquisição de equipamentos para o novo Centro Cirúrgico que vai ampliar para mais cinco salas cirúrgicas, e os outros valores para a construção da terceira UTI.

Já o secretário Alfredo Berri afirmou que o Hospital vem se adaptando ao longo dos anos para atender cada vez com mais qualidade a comunidade. “As UTIs são de extrema importância, lembrando que os pacientes locais só são transferidos para outros hospitais, quando os casos são de referência como cardiologia, neurologia grave e oncologia. O Hospital está realizando obras em áreas perdidas que são nobres, e transformando o mesmo em cada vez mais, uma referência em Saúde”.
Os Vereadores agradeceram a presença dos representantes do Executivo e da entidade, ressaltando que o objetivo da Câmara é sempre proporcionar transparência aos Munícipes, especialmente quando se trata de recursos públicos.
A reunião que foi na Sala de Comissão da Câmara de Vereadores e está disponível nos canais oficiais do Legislativo: Facebook e Youtube/camaratimbo.

CÂMARA DE VEREADORES DE TIMBÓ

Deixe um comentário