Com autoria de Julia Zanatta e relatoria de Gilson Marques, CCJ aprova projeto que permite audiências de custódia por videoconferência

07/04/2024

11:52

Projeto é considerado um avanço na lei penal proporcionando mais segurança, fechando o cerco contra a criminalidade

Na manhã desta quarta-feira (3), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, sob a presidência da deputada catarinense Caroline de Toni (PL – SC), aprovou o projeto de lei nº 321/2023 que permite que as audiências de custódia sejam realizadas por videoconferência. A autoria do projeto é da deputada Júlia Zanatta (PL – SC), e a relatoria do deputado Gilson Marques (NOVO – SC). A votação seguiu com 33 votos a favor e apenas 1 contra.

O tema é polêmico, pois as audiências que eram realizadas de forma mais célere por videochamadas durante a pandemia de COVID-19, agora retornaram a ser realizadas presencialmente por decisão do Conselho Nacional de Justiça.

Segundo os parlamentares catarinenses, esse vai e vem abre margem para as defesas de criminosos alegarem violações de seus direitos de custódia e pedirem liberação de suas prisões.

“Estamos falando em fechar o cerco e impedir que haja qualquer interpretação para a liberação dos criminosos das prisões. O texto não impede que sejam feitas audiências presenciais conforme a orientação dos órgãos, porém, a tecnologia está aí para que possamos usar em benefício da justiça e da segurança das pessoas”, destaca Gilson Marques.

Todos os estabelecimentos prisionais deverão ter salas próprias, com disponibilização de mecanismos de videoconferência estáveis, para a realização das audiências de custódia. (NR). Antes do início da audiência de custódia, deverá a serventia judicial conferir os processos criminais que responde o acusado e, constatada pendência de citação em qualquer deles, informar ao juiz, que certificará a ocorrência e procederá a citação pessoal do acusado, comunicando de imediato o juízo competente, entre outros.

Agora o projeto segue para a votação no Senado.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Karina Beatrice Frainer

PUBLICIDADE

Mais recentes

Atenção para as oportunidades em destaque de Gaspar, ainda para esse ano de 2024! Confiram!
Festa Pomerana recebe público de 36 mil pessoas nos primeiros cinco dias
Trânsito na Jorge Lacerda: Obra segue com meia pista liberada para veículos
Secretaria de Obras intensifica manutenção em Timbó
Secretarias das Unidades Pré-escolares e Escolas Municipais já estão abertas para atendimento
Janeiro Branco em Timbó: Saúde Mental em Foco com Evento Gratuito e Programação Especial

PUBLICIDADE

Rolar para cima