COLUNA Wilmar Wurmath – ESGOTOS URBANOS

A venenosa sopa dos rios urbanos

O longo caminho da poluição das águas começa nas cidades, quando o ser humano aciona a descarga do seu aparelho sanitário de sua moradia. Todo sistema humano sanitário foi idealizado para deixar nossos dejetos longe de nossas vidas e a estrada escolhida para transportá-los, foram os caminhos das águas, sendo o grande tanque, o mar. Após a descarga, segue-se um precário tratamento por decantação dos sólidos, e a outra parte vai por tubulação em direção aos rios e o longo caminho até o mar.
Filtramos os materiais sólidos em precárias fossas de pedras, mas a sopa venenosa vai para o rio. Os sólidos que retemos nenhum mal fazem às águas limpas, mas fazem um grande bem para nossas consciências. A sopa venenosa, sim, composto por milhares de substâncias químicas, se diluem e ocupam os nobres espaços do H2o. Entre as moléculas de H2o, milhares de
moléculas venenosas, que os engenheiros sanitaristas têm conhecimento, e nós também, mesmo assim agimos porque tudo está na conformidade legal, mas para a vida não.

O HOMEM SUJA, DEUS LIMPA.

Os oceanos absorvem toda a poluição humana, lavando as águas poluídas, as jogando contra as encostas rochosas, formando espumas poluídas, que os ventos e ondas levam para os mangues e lá ficam depositadas. Outra parte é filtrado pelas areias das praias. Este é um grande sistema de defesas da vida marinha, principalmente dos plânctons, nossa grande fonte de oxigênio. Para realimentar nossas fontes limpas de águas doces, parte das águas do mar evaporam formando nuvens e chuvas para alimentar a nascentes de águas cristalinas.
Tanto para a saúde humana como para a vida animal e até vegetal, as águas poluídas precisam ser canalizadas até que as fontes poluidoras sejam eliminadas. Mas como canalizar os rios?
– As águas em que sua contaminação não se evidencia nos seus aspectos físicos visíveis como: transparência, cores, e odores, – são perigosas porque podem ser consumidas como se fossem limpas por humanos e animais;
– Águas turvas, de colorações visíveis também são perigosas para a fauna que muitas vezes sem outra opção próxima, a consomem para saciar a sua sede, intoxicando-se podendo levar à morte.
O primeiro passo e urgente é eliminar a origem da poluição e encontrar as soluções adequadas para manter as águas limpas; em segundo lugar, que estas águas poluídas sejam tratadas, antes que seu curso se encontre com outras águas ainda limpas, contaminando-as também e desta forma, contamina toda uma bacia hidrográfica, causando destruição de todo o ecossistema pelos seus caminhos, inclusive os oceanos.
wilmarwurmath@hotmail.com

 

FONTE : wilmar  wurmath

Deixe um comentário