Blumenau mais uma vez se destaca como referência em inovação. Com o case do Alô Saúde, na temática ‘Transformando Vidas: a Revolução da Triagem Digital com IA no SUS’, da prestadora em telemedicina TopMed, a experiência do município foi uma das campeãs do renomado Prêmio Inovativos deste ano. A premiação reconhece as melhores práticas digitais no Brasil.
O case de Blumenau, que utiliza inteligência artificial para otimizar a triagem de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), permite que os usuários realizem uma avaliação inicial de seus sintomas de forma autônoma, por meio de um aplicativo ou plataforma on-line, agilizando o atendimento e os recursos nas unidades de saúde.
O prefeito, Mário Hildebrandt, agradece a toda equipe envolvida nesse projeto. “Esse prêmio é um incentivo para continuarmos investindo em tecnologias que melhorem a vida das pessoas e fortaleçam o nosso sistema de saúde.”
Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita do município, diz que a parceria com a TopMed e a implantação do Alô Saúde demonstram o compromisso em buscar soluções inovadoras para os desafios da saúde pública e é mais um passo para garantir um atendimento mais humanizado e acessível a todos os blumenauenses.”
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, ratifica que “o Alô Saúde é um exemplo de como a tecnologia pode aperfeiçoar os processos, já que a telemedicina, aliada à inteligência artificial, melhora a qualidade do atendimento dispensado à população na atenção primária.”
A equipe da TopMed, representada por Renata Zobaran e Andrei Logen, acrescenta que a telessaúde democratiza o acesso aos serviços públicos oferecidos a distância. “A ideia é promover o acolhimento dos pacientes no início dos sintomas, fornecendo orientações rápidas, assertivas e adequadas com as condições de saúde de cada paciente.”
Funcionamento do Alô Saúde
O atendimento digital 24 horas do Alô Saúde pode ser acessado por meio do 0800 686 6000, permitindo que certos tipos de consultas sejam feitas a distância, e desafogando as unidades de saúde e os hospitais do município. O usuário entra em contato pelo 0800 ou App Pronto. Tanto a ligação, quanto a videochamada serão direcionadas para o atendimento do técnico em enfermagem, que fará a primeira avaliação e a verificação dos sintomas. Se o paciente não estiver com sintomas, o profissional técnico dará orientações gerais e encerrará o atendimento. Agora, se o usuário estiver com sintomas, ele será transferido para o enfermeiro para triagem e será encaminhado para a telemedicina com o médico generalista. Esse médico dará todas as orientações, receituário e encaminhamento (se necessário), encerrando a chamada.
Assessoria de comunicação: Elaine Malheiros