Carmen Fortes traz para o MAB a exposição ‘A Dança’ A curadoria da mostra que abre ao público no dia 9 de novembro é de Amélia Siegel Corrêa.

10/31/2023

22:53

A Dança (da vida) é o título da exposição que a artista Carmen Fortes traz ao Museu de Arte de Blumenau (MAB) a partir do dia 9 de novembro. A mostra faz parte da quinta temporada, a última do ano, que fica aberta ao público até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A classificação indicativa de idade é livre e a entrada é gratuita.

A exposição de Carmen Fortes é uma homenagem à pintura A Dança (1909), do francês Henri Matisse, que inspirou a artista a criar uma leitura própria em 2023, mas que, como toda boa arte, fala de uma dimensão coletiva. “As duas danças remetem à roda-viva, à roda da vida, à vida que roda. Mas na obra da artista curitibana, é ela mesma a própria coreografia da existência, que se movimenta entre os muitos afazeres e as inúmeras demandas do cotidiano”, explica a curadora Amélia Siegel Corrêa. “Nesta pequena sinfonia de compromissos e sonhos, a artista busca equilibrar as atribuições do dia a dia com a escolha da arte como profissão e como um destino para a sua pulsão.”

A exposição revela atividades prosaicas como passar o café, depilar as pernas e lavar roupa, sob o ritmo da música de Chiquinha Gonzaga. “Mostram a potência de uma experiência. A rotina acachapante, as elucubrações femininas e o protagonismo das coisas no mundo contemporâneo são um norte para nos aproximarmos da poética da artista. Mas não só”, salienta a curadora.

Cotidiano doméstico

As obras que compõe esta Dança fazem uma amálgama entre cotidiano doméstico, ainda hoje muito vinculado à realidade das mulheres, e referências à história da arte (Jasper Johns, Vermeer, Ana Elisa Igreja, entre tantos outros), criando um alegre deslocamento do real. “Num mundo que nos impõe tanta produtividade e racionalidade, falta tempo para o deleite da anarquia, do caos e para saborear o non-sense, como na imagem de uma vaca dentro da sala (Dentro e Fora, 2019)”, diz ela. “Portas e janelas, sempre presentes no trabalho da artista, remetem às trocas constantes efetuadas pelas mulheres, e mostram que o dentro está fora – e vice-versa. Este movimento constante da obra de Carmen Fortes, esta dança sem fim da existência, é também metáfora da energia da vida que produz mais vida, de um corpo que se expressa por meio da arte, de um saber pulsional que nos permite ser e estar no mundo de formas outras, a cada dia.”

Saiba mais

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 9 de novembro
Horários:
19h: conversa artistas expositores e curadores
20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação musical
Visitas: até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita

Sobre a artista

Carmen Fortes (1968) vive e trabalha em Curitiba. Formada em Superior de Pintura pela Escola de Belas Artes do Paraná, desenvolve pesquisa sobre a domesticidade, os papéis femininos e seus desdobramentos na contemporaneidade. Sua primeira individual “Mecanismo”, foi realizada em 2020 no Espaço Cultural do BRDE- Palacete dos Leões, em Curitiba. Tem participado de exposições coletivas e salões de arte por todo o Brasil. Em 2022, participou da exposição “Univers9” no MuMA em Curitiba e do 18° Salão de Artes de Ubatuba (SP). Utiliza a pintura com tinta acrílica sobre tela, a gravura e a vídeo arte como linguagens expressivas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

PUBLICIDADE

Mais recentes

Atenção para as oportunidades em destaque de Gaspar, ainda para esse ano de 2024! Confiram!
Festa Pomerana recebe público de 36 mil pessoas nos primeiros cinco dias
Trânsito na Jorge Lacerda: Obra segue com meia pista liberada para veículos
Secretaria de Obras intensifica manutenção em Timbó
Secretarias das Unidades Pré-escolares e Escolas Municipais já estão abertas para atendimento
Janeiro Branco em Timbó: Saúde Mental em Foco com Evento Gratuito e Programação Especial

PUBLICIDADE

Rolar para cima