BR470 fica fechada por 5 horas após acidente próximo a divisa de Indaial/Blumenau

No local tratava-se de um acidente de trânsito envolvendo uma carreta (carreta baú), placas Mercosul e caminhão Mercedes-Benz Atego 2430 de cor vermelha, placas de Nova Trento-SC, esta última transportando carga líquida, a qual estava vazando.

Ao chegar ao local, efetuado os procedimentos avaliação do cenário e dimensionamento dos riscos, optou-se pelo fechamento total da via e imediatamente efetuado identificação do produto que estava vazando (identificado como adesivo/cola PVA).

Confirmado com COBOM, via manual ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) de que o produto não possui componentes cujas concentrações sejam suficientes para causar risco de manuseio seguro, sendo inclusive não inflamável.

Imediatamente foi instituído o SCO (Sistema de Comando de Operações) o qual consiste em uma ferramenta de gestão para eventos críticos que excedam a capacidade de atendimento de uma ocorrência ordinária. Nela utiliza-se uma abordagem contingencial na qual padroniza-se as ações de resposta de situações críticas, permitindo integrar os múltiplos órgãos e agências envolvidos.
Desta forma, foram solicitados apoio adicionais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau (SEMMAS), Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal de Blumenau, Secretaria de Obras de Blumenau e Secretaria de Obras de Indaial.

Ato contínuo optou-se por primeiramente efetuar o desencarceramento e atendimento pré-hospitalar do motorista da carreta (carreta baú). O desencarceramento da vítima foi realizado pela guarnição do ABS-001 e os Bombeiros Voluntários de Indaial. Tratava-se de um masculino, 40 anos, o qual teve seu atendimento pré-hospitalar apoiado pela equipe avançada do SAMU, sendo conduzido pela guarnição do ASU-457 a unidade hospitalar Santo Antônio.

O outro veículo envolvido (caminhão Mercedes-Benz Atego 2430) tinha como condutor, masculino, de 36 anos, que nada sofreu.

Após o atendimento as vítimas os esforços foram concentrados nas estratégias para controle do derramamento do produto, o qual estima-se aproximadamente 5 mil quilos espalhados na pista de rolamento, conforme informações do motorista.

A primeira estratégia adotada foi a de, num primeiro momento, criar uma barreira sólida de terra (represamento), feito com a retroescavadeira, de modo a oferecer um anteparo para que o produto não corresse para os mananciais próximos. Além disso, foi espalhado a areia sobre a pista para fazer absorção do material e facilitar sua remoção da pista (cobertura), para posteriormente efetuar seu recolhimento total.

A maior parte do material foi confinada, com o auxílio da retroescavadeira, através de desvio do material para barragens construídas no chão para controlar intencionalmente o movimento do material perigoso até uma área na qual apresentará menos risco à comunidade e ao meio ambiente.

A rodovia ficou fechada por aproximadamente 5 horas e destacamos toda a estratégia adotada pelo CBMSC no comando desta operação delicada a qual utilizou-se das mais eficazes técnicas e protocolos de gestão e atendimento de ocorrências de modo a mitigar os danos à comunidade e ao meio ambiente.

Ao final a cena ficou aos cuidados dos demais órgãos para as providências cabíveis.

REDAÇÃO / 3ºBBM

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