Bombinhas foi selecionado para Prêmio Internacional

Compor uma lista seleta de destinos sustentáveis no mundo não é tarefa fácil. Mas é isso que o Programa de Desenvolvimento Econômico Local voltado para o Turismo, o DEL Turismo, criado e desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) tem buscado para cidades catarinenses e até de outros estados brasileiros. A ideia é simples: unir esforços nos municípios, planejar em longo prazo e executar. “Este programa tem feito muito pelas cidades quando identifica seus potenciais turísticos e trabalha em conjunto para que eles sejam desenvolvidos através de práticas sustentáveis. Queremos que o turista que chega aos destinos viva a experiência pelos olhos de quem mora na cidade e quer preservá-la”, explica Elisabeth Bauchwitz, turismóloga e consultora de Turismo do Programa DEL Turismo.

Quatro cidades de Santa Catarina estão na expectativa para receber os certificados de gestão sustentável de destinos do Programa Awards & Certification da Green Destinations, uma organização holandesa que certifica destinos turísticos no mundo todo. Orleans, Bombinhas, Treze Tílias e Itá estão participando do rigoroso processo de certificação e na expectativa de serem contemplados.

As cidades de Bombinhas em Santa Catarina, e Pedro Gomes no Mato Grosso do Sul, que desenvolvem o Programa DEL Turismo, são finalistas da competição e entram no radar de destinos responsáveis com destaque internacional. A premiação, que acontecerá no dia 07 de março de 2023 em Berlin, nomeou Bombinhas (SC) e a Pesca artesanal da Tainha como uma das seis histórias finalistas da categoria Cultura e Tradição e Pedro Gomes (MS) e a ação “Mude 1 Hábito” como uma das finalistas da categoria Meio Ambiente e Clima.

Del Turismo

Nascido na Facisc, o DEL Turismo é executado nacionalmente, em cinco estados brasileiros. A Federação e outras entidades integrantes da Rede DEL Turismo têm um Termo de Cooperação com as entidades internacionais Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA), para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável.

O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.

Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho da Rede é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Acre são os participantes nessa primeira fase da Rede DEL.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável. Em Santa Catarina, o DEL Turismo já é desenvolvido pela FACISC desde 2010

 

FONTE : GOVERNO SC 

Deixe um comentário