Blumenau recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança O prefeito Mário Hildebrandt recebeu o prêmio em Brasília pela adesão ao programa no período 2021-2024

06/14/2024

09:06

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, recebeu nesta quarta-feira, dia 12, o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Esta é a quarta vez que Blumenau é premiada, sendo última em 2012. O Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996, visa fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes por meio de subsídios técnicos, recomendações e seminários que promovem o diálogo e a troca de experiências.

A premiação demonstra o comprometimento da gestão municipal de Blumenau em prol da infância e adolescência, evidenciado por meio de indicadores sociais mensurados e avaliados pela Fundação Abrinq. Este reconhecimento reforça a importância de políticas públicas efetivas, que garantem os direitos e promovem o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes de Blumenau.

“Este prêmio é fruto do nosso investimento nas crianças e adolescentes nas mais diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, que são analisadas e pesquisadas. Alguns exemplos dessas ações são as vagas de educação infantil, que hoje estão com a fila praticamente zerada, projetos sociais através do Fundo da Criança e do Adolescente, escolas bilíngues, musicalização e iniciação esportiva. O prêmio reconhece a nossa determinação, pois entendemos que a criança e o adolescente têm prioridade e precisam dessa atenção” comenta Hildebrandt.

Uma das etapas fundamentais do programa é a apuração do Orçamento Criança (OCA), que verifica e analisa o orçamento público destinado à proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes. As ações do OCA estão divididas em três eixos:

Saúde: Promoção da saúde, saneamento, habitação e meio ambiente.

Educação: Promoção da educação, cultura, lazer e esporte.

Assistência Social e Direitos de Cidadania: Promoção de direitos, proteção e assistência social.

Em 2023, Blumenau apresentou um valor total do orçamento do Executivo Municipal de cerca de R$ 2,9 bilhões e executado de R$ 2 bilhões. A gestão dessas informações na última edição do programa foi realizada pela Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, enquanto a coordenação foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Blumenau (CMDCA) teve um papel fundamental no acompanhamento, monitoramento e validação da agenda de trabalho do programa.

PUBLICIDADE

Mais recentes

Mãe pede ajuda para encontrar adolescente desaparecida em Blumenau
Contagem regressiva para inauguração da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz
Em Itajaí, médico de 79 anos é condenado a quase 11 anos de prisão por...
Litoral norte de Santa Catarina tem incremento de guarda-vidas
Pequenos negócios de SC registram melhor desempenho do ano no 3º trimestre
BRUSQUE - Prefeito, vice-prefeito e vereadores são diplomados em cerimônia na Câmara

PUBLICIDADE

Rolar para cima