Blumenau e Timbó estão entre as melhores cidades do Brasil, segundo pesquisa

Entre os municípios do Vale do Itajaí, Blumenau e Timbó foram destaque no ranking sobre as melhores cidades do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa realizada pela agência de Classificação de Risco de Crédito, Austin Rating e divulgada pela revista Isto É. A análise ocorreu em três categorias: municípios de grande, médio e pequeno porte, considerando indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais das 5.570 cidades brasileiras. 

No ranking geral dos municípios do país, Blumenau ficou na terceira colocação. Os dois primeiros colocados também são catarinenses: Joinville em primeiro lugar e Jaraguá do Sul em segundo. Entre os 10 primeiros, Santa Catarina ainda foi representada por Florianópolis (5º) e São José (9º).

Já na classificação entre municípios de grande porte, com mais de 200 mil habitantes, Blumenau pulou para a segunda colocação nacional, ficando atrás apenas de Joinville. Entre as cidades de médio porte (entre 50 mil e 200 mil habitantes), Jaraguá do Sul é a líder nacional. Brusque e Balneário Camboriú também estão entre as 10 primeiras neste grupo.

Centro de Timbó. Foto: Arnaldo Zimmermann

Timbó também foi destaque, sendo considerada a melhor cidade do Brasil para se viver, dentro do ranking de municípios de pequeno porte (até 50 mil habitantes). Pomerode também conquistou uma boa colocação dentro deste grupo, ocupando a terceira posição.

O ranking avaliou vários critérios, como acesso digital ao conhecimento, mercado de trabalho, padrão de vida e desempenho no comércio exterior, entre outros. A Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), analisando 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal.

O AUDITÓRIO

Deixe um comentário