Blumenau é selecionada para receber centro cultural Obra com custo estimado em R$ 2 milhões será construída pelo governo do Estado no Bairro Salto do Norte.

12/19/2024

10:11

A cidade de Blumenau foi selecionada para ganhar um centro cultural destinado a atividades voltadas à arte, educação, trabalho, renda e ambiente, entre outras relacionadas ao setor. Esse espaço, chamado de CEU da Cultura, será construído em um terreno localizado na Rua Elza Mette, próximo ao número 199, no Bairro Salto do Norte.

O cronograma de execução dos trabalhos vai ser indicado pelo governo do Estado de Santa Catarina, responsável pela obra. Depois de concluído, o espaço será entregue à administração do município com todos os equipamentos necessários ao atendimento da comunidade.

A estrutura básica vai dispor de espaço para incubadora cultural, sala multifuncional, biblioteca e pátio coberto, além de ter áreas para a secretaria, banheiros, copa, vestiário e acervo técnico. A construção do núcleo básico em Blumenau faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem um custo básico estimado em R$ 2 milhões. A estrutura principal que será entregue posteriormente poderá ganhar novos módulos.

Os centros culturais são estruturas com 300 a 500 metros quadrados, desenvolvidas a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com as necessidades e potencialidades.

O núcleo básico é o programa de necessidades fixo e enxuto, pensado para funcionar individualmente ou ser o núcleo de infraestrutura para acoplagem dos módulos eletivos, quando implantados em conjunto.

O novo espaço tem potencial para democratizar as ações culturais públicas, oportunizando aos moradores de outros pontos da cidade o acesso aos bens e serviços, além daqueles concentrados na região central. “Este importante equipamento vai ser um divisor de águas no segmento. Além de divulgar e promover oficinas e troca de conhecimentos, vai democratizar as atividades para as pessoas que ainda não têm acesso à cultura”, observa o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Oscar Grotmann.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima