Os atletas do Paradesporto Escolar de Blumenau conquistaram 47 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024, disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de novembro. Os estudantes representaram Santa Catarina na competição, considerada a maior do mundo para crianças e adolescentes com deficiência.
A delegação de Blumenau foi composta por 53 paratletas, que disputaram as modalidades de atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa, futebol PC e vôlei sentado. Ao todo, os estudantes blumenauenses conquistaram 19 medalhas de ouro, 18 de prata e 10 de bronze.
“Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos pelos nossos estudantes nas Paralímpiadas Escolares. Isso comprova a importância do Programa Paradesporto Escolar de Blumenau, que promove a inclusão e dá oportunidades às nossas crianças e adolescentes com deficiência”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Santa Catarina obteve a segunda colocação na competição, com 315 pontos, ficando atrás de São Paulo, que somou 646 pontos e conquistou o título. Minas Gerais fechou o pódio com 293 pontos conquistados.
“O esporte é uma importante ferramenta de inclusão. Quando incluímos pessoas com deficiência no meio esportivo, estamos dando oportunidades para que elas promovam sua autonomia e elevem sua autoestima. Com isso, aprendemos que as limitações físicas não são barreiras que impeçam grandes feitos”, afirma a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Os atletas de Blumenau foram destaque na natação, com 25 medalhas conquistadas, sendo 14 de ouro, oito de prata e três de bronze. Os principais nomes foram Joshua Soares Almeida, com cinco medalhas de ouro na natação S5 – Categoria C; Nicolly Maia Martins, com três medalhas de ouro e duas de prata na natação S8 – Categoria B; e Maria Eduarda de Souza, com três ouros na natação S21 – Categoria C.
Outras 13 medalhas foram conquistadas no atletismo, sendo quatro de ouro, sete de prata e duas de bronze. Os destaques foram Camile Barbieri e Luís Fernando da Silva, que estabeleceram novos recordes na competição: Camile nos 600 metros da classe T21 sub-14 e Luís nos 100 metros da classe T38 sub-18.
Blumenau também somou sete medalhas no tênis de mesa (uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze) e duas na bocha paralímpica (uma de prata e uma de bronze).
“Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos pelos nossos estudantes, que com muita determinação conquistaram vitórias importantes. Mas gostaria também de parabenizar aqueles que atuam nos bastidores, auxiliando nossos atletas nas competições. São professores e pais que acompanham nossas crianças e adolescentes nas viagens, na preparação e no dia a dia. Eles desempenham um papel importantíssimo na vida desses estudantes e na verdadeira inclusão”, afirma o secretário de Educação, Alexandre Matias.
As Paralímpiadas Escolares foram organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte. Ao todo, mais de 2 mil atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, disputaram a competição em 13 modalidades.
“Mais uma vez Blumenau é destaque em uma competição nacional, já que fomos a base da delegação catarinense, que foi tão vitoriosa. Resultado de toda dedicação dos nossos atletas e também dos investimentos em inclusão na nossa cidade”, comemora a secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Gisele Chirolli.
Assessor de comunicação: Luan Carlos Tamanini