A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiencia e Paradesporto (Seidep), realizou nesta terça-feira, 3, um evento especial para celebrar os 10 anos do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) e o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
A celebração, que aconteceu na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSus), contou com a participação de mais de 80 pessoas de diversas regiões e com a presença de representantes de outros conselhos.
Durante a programação, que incluiu palestras e debates sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência, foram abordados temas importantes relacionados ao cotidiano das pessoas com deficiência, com ênfase em suas necessidades e desafios.
Dentre os convidados, estiveram presentes Alexandre Belino, secretário do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), e Jairton Fabeni Domingos, vice-presidente do Conede. Também participaram da mesa a psicóloga do CRAS, Rityely Aline, a assistente social Daiane Mantoanelli, ex-conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), e Eleandra Barbieri, representante da organização neurodiversa Ondas Autismo.
A secretária Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Chirolli, destacou a importância do evento para a cidade. “Foi um evento extraordinário, com a participação de pessoas de diferentes lugares, além da presença de outros conselhos, o que mostra o quão fundamental é a união entre as diversas esferas para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Discutimos diversos temas cruciais para a vida das pessoas com deficiência, e tivemos a oportunidade de refletir sobre os avanços que conseguimos, mas também sobre o que ainda precisamos fazer para garantir a plena inclusão e os direitos dessas pessoas”, afirmou Giselle.