Anfibro e Saúde realizaram evento sobre a conscientização da síndrome da Fibromialgia nessa quarta (8)

A ação contou com a presença Demuttin, que realizou a produção de carteiras de estacionamento aos portadores.

Nessa quarta-feira, 8, a Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), em parceria com a Secretaria de Saúde de Indaial, realizou o evento “Fevereiro Roxo” sobre a conscientização da síndrome. c Durante o evento houve ainda a presença de um profissional da saúde para aferição de pressão e demais testes.

Para a integrante da Anfibro, Clair Nascimento, falar sobre a fibromialgia é essencial para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a síndrome e possam buscar o tratamento. “A fibromialgia não tem cura, porém pode ser amenizada com medicações, tratamentos e atividades como o exercício físico e as terapias. Compartilhar experiências e buscar orientações é fundamental”, disse ela.

De acordo com o secretário de Saúde, Silvio César da Silva, a partir do dia 15 de fevereiro estará disponível no Sais a produção da carteira de identificação para as pessoas que possuem a fibromialgia. Essa carteira facilitará a prioridade no atendimento às pessoas com a doença nas repartições públicas e nos estabelecimentos bancários e comerciais de Indaial conforme Lei Municipal.

A síndrome

A Fibromialgia é uma síndrome reumatológica que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Apresenta manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais. A síndrome não tem cura, porém possui formas de amenizar a dor. A identificação da síndrome nem sempre é realizada no início por não ter sintomas específicos.

Em caso de sintomas, procure a Unidade de Saúde referência do seu bairro para marcar uma consulta. Após a avaliação médica você será encaminhado a um especialista (reumatologista).

Em Indaial, a Lei Municipal nº 5.871, de 23 de março de 2021, institui o Dia da Fibromialgia, reserva vagas de estacionamento e fila preferencial para pessoas com a síndrome.

 

FONTE : COMUNICAÇÃO INDAIAL 

Deixe um comentário