A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), alerta a população do município para um golpe em relação às visitas de desconhecidos em suas residências, que dizem ser representantes da saúde. A Semus nunca realiza coleta de dados casa a casa sem aviso prévio. Portanto, não forneça seus dados pessoais ou a carteirinha de vacinação de seus filhos para estranhos.
Caso o morador receba a visita de algum desconhecido, a orientação é verificar se a pessoa tem crachá e se o documento de identificação tem os dados do servidor no verso. O segundo passo é confirmar a autenticidade por meio do Portal da Transparência.
Se não for possível identificar o servidor da prefeitura, a Semus orienta entrar em contato com a polícia. Lembrando que a prefeitura possui canais oficiais para informar sobre campanhas de vacinação e outros serviços públicos.
E ser for um agente comunitário de saúde?
A Semus esclarece que o agente comunitário de saúde (ACS) estará devidamente identificado com um colete azul. Na frente, ele é estampado com a marca da prefeitura e do SUS. Já nas costas estará a identificação de Agente Comunitário de Saúde e logo da Saúde da Família, junto com o município de Blumenau por escrito. O agente também terá um crachá com nome, matrícula, foto, data de admissão, lotação, cadastro e CPF.