Pequenos espaços charmosos, atraentes, coloridos, diferentes e distribuídos em locais estratégicos nos corredores de shoppings, metrôs e aeroportos. Nos últimos anos, os centros de grande circulação de pessoas vêm ganhando cores e formas com quiosques de vendas de sorvete, doces, lanches rápidos, cafés, óculos, maquiagem, bichinhos de pelúcia e até boutiques de luxo.
Muitos destes projetos saíram da prancheta da designer industrial e arquiteta Celine Aparecida Müller, especialista em projetos comerciais de pequenos formatos, que está completando 10 anos de carreira.
A data vai ser comemorada no próximo dia 24/04, no Sépia, em São José, entre familiares, parceiros e colegas de profissão, fornecedores e consultores.
Uma festa para celebrar o sucesso de uma jornada, que acrescenta na cartela de Celine clientes que começaram pequenos e hoje estão grandes e segundo ela: “isso é lindo de ver”.
Seu estúdio sediado em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 700 projetos comerciais para todo o território nacional e para algumas cidades do exterior, como Londres, Beirute, Miami, Malta, Los Angeles, Qatar e Lisboa. Segundo Celine mesma define são “quiosques que transformam espaços em experiências, contando a história singular de cada marca e enchendo os olhos de quem passeia pelos corredores dos shoppings”.
Nesta década, a designer e arquiteta revela que a maior dificuldade foi conciliar os estudos, maternidade e carreira. Uma fase de crescimento e muito aprendizado na área de design comercial, “Já trabalhei com projetos de grandes players do food service e trabalho também com pequenos empreendedores”, lembra Celine. Em 2021 teve projeto premiado pelo RDI (Retail Design Institute), evento que inspira novos profissionais no mercado e estimula a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para elevar a excelência do design para varejo. No ano seguinte, foi ouro em dois prêmios. Na Categoria de Quiosques no Prêmio POPAI – que reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial – e no Prêmio Bornancini – com realização bienal, tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. No portfólio de Celine Müller marcas como Criamigos, Ice Cream Roll e Lemon Basics Boutique levam inovação e modernidade para vários shoppings e aeroportos do Brasil e exterior.
Projetos que mudam a cara dos grandes centros comerciais e também metrôs e aeroportos, alegram os olhos de quem passa, são mais acessíveis do que as lojas, mas não deixam de ter regras para cumprir. Os projetos devem atender leis e regimentos como qualquer outra loja instalada no empreendimento. É aí que entra a experiência de Celine que tranquiliza quem quer se lançar nesse mercado. “Precisando de projeto de quiosque para iniciar as tratativas no shopping, conte com a gente”. Com cursos em várias áreas de produção, Celine conhece todas as fases de montagem dos quiosques, e a “experiência dentro das fábricas, acompanhando a fabricação dos móveis, me faz entender realmente a necessidade dos clientes”, revela a arquiteta. Ela conta que vários projetos já passaram por adaptações para se adequar às exigências dos shoppings e que tantos outros foram instalados sem grandes alterações, pois já foram concebidos, levando em consideração as normas.
Celine tem novidade, está lançando nesta semana o primeiro curso sobre Quiosques Comerciais do mercado. O “Oceano Azul da Arquitetura” acontecerá on-line ao vivo, já neste mês de maio.
Ela confirma que tem expectativa de aumentar ainda mais a carteira de clientes, atendendo novos empreendimentos: “Esses clientes que estão formatando as franquias entendem que um bom projeto no ponto de venda pode ajudar a melhorar as vendas”.
FONTE : DANI LOTTERMANN