A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta de risco para deslizamentos por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas.

Além disso, o órgão segue em estado de atenção por conta do nível do Rio Itajaí – Açu e do risco de enchentes na cidade. Nas últimas horas foram registrados aproximadamente 55,2mm de chuva em alguns bairros do município e o rio subiu aproximadamente 45cm nas últimas duas horas.

De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 6 metros às 19h. A população deve permanecer em alerta.

O rio chegando nesta altura, as seguintes ruas começam a ser atingidas: Avenida Hilberto Gaertner, Rua Alfazema, Rua Alício Hugo Hostins, Rua Amor Perfeito, Rua Costa Rica, Rua das Palmeiras, Rua Flor de Laranjeira, Rua Francisco Wessling, Rua Heinrich Gorisch, Rua Lírio, Rua Maestro Egon Bohn, Rua Magnólia, Rua Maria da Silva, Rua Olga Sabel, Rua Petúnia, Rua Rio do Sul e Rua Sertão Verde.

Até as 14h deste sábado, 7, foram atendidas 15 ocorrências pela Defesa Civil. Sendo 11 deslizamentos em propriedade particular, 02 deslizamentos em via pública, 01 alagamento em via pública e 01 local com risco estrutural. Também por questão de segurança, a ponte na rua Gregório Schimtt, no Gaspar Alto foi interditada. O nível do Rio Itajaí – Açú está em 3,93m. Ao todo, 11 pessoas estão desabrigadas no momento, sendo 8 adultos, 1 adolescente e 2 crianças.

Para aqueles que necessitam de espaço para armazenar móveis de suas casas, a Prefeitura de Gaspar disponibiliza quatro locais para a comunidade: Comunidade São Judas Tadeu e Sociedade Esportiva União no Bairro Margem Esquerda; EEB Professora Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira e Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista. Para os abrigos da Margem Esquerda, o pedido é que seja dada preferência para a Sociedade União e para acesso à Escola Arnoldo Agenor Zimmermann utilizar a rua Selma Zimmermann. Nos locais, haverá servidores da Prefeitura para controlar o acesso. O atendimento neste sábado e domingo é 24 horas. Até o momento, foram realizadas 27 mudanças nos locais.

As equipes permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco.

A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros, e acionem o número 199 ou o WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação, a fim de evitar maiores prejuízos. A Defesa Civil continua emitindo alertas através do aplicativo, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.

A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha

Endereços dos abrigos de móveis:

Sociedade Esportiva União – Endereço: R. Luiz Franzoi, 2111 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89114-442

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520

EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmermann)

Vias interditadas por completo:

Rua Gregório Schimtt, Gaspar Alto, após a ponte.

Para entrar em contato com a Superintendência de Comunicação, utilize o número (47) 99280-3566.

 

fonte:PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR 

Deixe um comentário