Resiliência no mundo corporativo: dificuldades podem tornar a empresa mais sólida

01/06/2025

15:15

A trajetória de uma empresa raramente é linear, e muitas vezes é marcada por altos e baixos inesperados. Ao longo da minha experiência no mundo corporativo, tive a oportunidade de vivenciar alguns momentos de crise, que resultaram em um enorme aprendizado, tanto pessoal quanto profissional.

Em 2013, as condições do mercado pareciam favoráveis, e linhas de crédito com juros muito baixos e longos parcelamentos apareceram como grandes oportunidades para investimentos pesados. Era uma chance de crescer e de modernizar os processos. Como uma empresa do setor da construção civil, um ramo de capital intensivo, é preciso investir pesado. Tomamos essa decisão, acreditando que a demanda continuaria forte e que o investimento seria uma via segura para o crescimento. No entanto, entre 2015 e 2018, o mercado encolheu, os custos aumentaram e os pagamentos se tornaram cada vez mais difíceis de honrar. O impacto foi grande.

A crise foi uma experiência dura, refletida em noites sem dormir, estresse e pressão. As decisões que tomamos em 2013 foram um reflexo de um cenário que parecia promissor, mas que, rapidamente, se transformou em uma armadilha. Foi um dos maiores desafios que enfrentei, e, quando foi superado, acreditei que estava pronto para assumir o comando da empresa, que é familiar.

A pandemia também foi uma prova de fogo para gestores em todo o mundo. Na Max Mohr, nossa primeira reação foi criar um comitê virtual de crise. Reunimos os principais líderes da empresa e o conselho para tomar decisões rápidas e difíceis, pois não havia tempo a perder. Conversamos com fornecedores, clientes e até cancelamos pagamentos, pois a falta de faturamento era uma realidade. Além disso, tivemos que reavaliar contratos com prestadores de serviços terceirizados, que estavam paralisados, e lidar com a pressão de não saber o que aconteceria no dia seguinte, preocupados com a segurança dos colaboradores e o impacto econômico.

Nos movimentamos junto às entidades de classe para entender os riscos e proteger tanto os trabalhadores quanto a continuidade do negócio. Fomos obrigados a adaptar nosso modelo operacional com regras rígidas de segurança sanitária. Felizmente, o setor de construção civil acabou sendo um dos primeiros a ser liberado.

Após esse período de inatividade, a adaptação ao novo normal exigiu esforço, inovação e resiliência. O processo de recuperação foi intenso, com grande procura por nossos serviços e alta demanda da construção civil em geral, que voltou com tudo. Segundo o IBGE, em 2021 o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil cresceu 9,7%, depois de registrar queda de 6,3% em 2020.

Esses momentos de crise acabam por ser, muitas vezes, uma oportunidade para fortalecer a cultura e aprimorar a estratégia. Cada crise nos ensinou a ser mais ágeis e a tomar decisões mais assertivas. Hoje, posso afirmar com segurança que uma empresa se torna mais sólida quando aprende a superar suas dificuldades. Nem sempre é possível evitar esses momentos, é preciso enfrentá-los.

Sobre a Max Mohr

Há mais de 55 anos no mercado, a Max Mohr é uma das marcas de referência em soluções para a construção civil no Sul do país. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com 13 plantas distribuídas em 10 filiais, espalhadas por Santa Catarina e no Paraná. A companhia comercializa soluções de concreto e argamassa para construtoras, obras de variados portes e para profissionais do setor, além de contar com uma frente de materiais de construção, com os principais insumos para obras. São cerca de 400 colaboradores diretos e foco em inovação constante, com a melhoria de produtos em um dos maiores laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do Sul do Brasil.

Mais informações em: www.maxmohr.com.br

POR : Giulia Machado

PUBLICIDADE

Mais recentes

Operação Rodovida: centenas de veículos são flagrados transitando pelo acostamento em SC
Cervejaria Container Anuncia Encerramento das Atividades após 10 Anos de História
ASSISTA O VÍDEO - Acidente Grave em Blumenau Deixa Duas Vítimas Fatais
Carnês de IPTU 2025 têm opção de pagamento por PIX Contribuintes podem quitar o imposto...
Projeto de Atendimento Recreativo (PAR) retorna em janeiro com mais de 830 crianças inscritas
Prefeitura de Blumenau reforça parceria com a população no combate à dengue Unidos pela saúde:...

PUBLICIDADE

Rolar para cima