Aumento da gasolina: importadores esperam alta de até 25% nos combustíveis

05/06/2022

14:40

O último reajuste da Petrobras nos preços da gasolina e do diesel foi há 55 dias. Expectativa das importadoras e do mercado é de nova alta “a qualquer momento”

Embora altos para o consumidor, os preços dos combustíveis praticados pela Petrobras estão defasados e precisariam aumentar novamente para manter a paridade com o mercado internacional, segundo os cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) nesta quinta-feira, 5.

A defasagem atual é de 17% no caso da gasolina e 25% no óleo diesel, com base nos preços de fechamento do mercado na quarta-feira, 4.

A expectativa das importadoras é de que um novo reajuste que cubra essa diferença possa ser anunciado “a qualquer momento”, diz Sergio Araújo, presidente da Abicom.

O último aumento nos combustíveis foi feito pela Petrobras em 11 de março, há 55 dias. Na ocasião, a gasolina aumentou 19%, o diesel, 25%, e o GLP, usado no gás de botijão, subiu 16%.

Há muita atenção cercando a divulgação do balanço da Petrobras nesta quinta-feira, após o fechamento do mercado, além de uma coletiva sobre os resultados marcada para a tarde de sexta-feira, 6. A avaliação é que alguma sinalização sobre um novo reajuste possa ser dada nessa oportunidade.

“Considerando essas defasagens elevadas, o tempo que a Petrobras está sem dar reajuste, e os posicionamentos da nova direção, inclusive do novo presidente, sobre a necessidade de alinhamento dos preços – até para mitigar risco de desabastecimento -, o mercado todo está na expectativa de a qualquer momento a Petrobras anunciar esse aumento”, diz Araújo.

Uma nova diretoria da Petrobras tomou posse após a demissão do ex-presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna. O engenheiro José Mauro Coelho foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à presidência da companhia, e tem dado entrevistas sinalizando que deve manter a política de paridade com o mercado internacional.

Além do balanço, o mercado aguarda que a Petrobras anuncie o pagamento de dividendos de até R$ 10 bilhões

REVISTA EXAME

#economia #Brasil #mediovaleemfoco

PUBLICIDADE

Mais recentes

Plano de ação da Secom integra comunicação interna, acessibilidade e organização para 2025
COMUNICADO BLUMENAU Atenção motoristas
Futebol: Juventus abre inscrições para avaliação de base
Porto Belo está com todos os pontos próprios para banho
Plantão nas Unidades de Educação Infantil de Indaial iniciou nesta segunda (13)
Câmara de Blumenau retoma atendimentos sob nova Mesa Diretora e realiza reunião de boas-vindas aos...

PUBLICIDADE

Rolar para cima