Segundo turno: veja como justificar voto se estiver em SC


Brasil tem 51 municípios onde haverá votação neste domingo. Justificativa pode ser feita no próprio dia, pela internet ou pessoalmente. Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
Santa Catarina teve o resultado completo das eleições 2024 já no primeiro turno. Portanto, se você estiver no estado no próximo domingo (27) e tem o domicílio eleitoral em um município onde haverá segundo turno, é preciso justificar o voto.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou como fazer essa justificativa. Ela pode ser feita no próprio domingo, tanto pela internet como pessoalmente.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
No Brasil, 51 municípios terão segundo turno (confira abaixo quais são). Caso algum deles seja o seu local de votação, você pode justificar o voto no próprio domingo de duas formas:
Pela internet: use o aplicativo e-Título. Ele usa a localização do celular para comprovar que o eleitor não está no domicílio eleitoral. O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android e iPhones. O aplicativo deve ser atualizado com antecedência.
Presencialmente: o eleitor pode comparecer a um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento instalados pela Justiça Eleitoral que vão funcionar no domingo em Santa Catarina, das 14h às 17h. Confira quais locais estarão abertos para receber as justificativas.
Quando a justificativa é feita no mesmo dia da votação, é preciso apresentar apenas um documento de identificação com foto e preencher o requerimento disponibilizado no local.
Justificativa pós-eleição
Caso o eleitor não faça a justificativa no dia do segundo turno, tem até 60 dias para realizá-la. Porém, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da falta.
A justificativa pós-eleição também pode ser feita pelo e-Título, ou pelo site do Sistema Justifica. Ainda é possível regularizar a situação entregando a documentação comprobatória junto do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou por envio postal.
As justificativas pós-eleição são analisadas pelo juiz da zona eleitoral e podem ou não ser aceitas. A solicitação pode ser acompanhada pelo Sistema Justifica, utilizando o número de protocolo. Se o requerimento for recusado, o eleitor paga multa.
Quais municípios terão segundo turno em 2024?
Confira abaixo os municípios que terão segundo turno neste domingo:
Anápolis (GO)
Aparecida De Goiânia (GO)
Aracaju (SE)
Barueri (SP)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Camaçari (BA)
Campina Grande (PB)
Campo Grande (MS)
Canoas (RS)
Caucaia (CE)
Caxias do Sul (RS)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Diadema (SP)
Fortaleza (CE)
Franca (SP)
Goiânia (GO)
Guarujá (SP)
Guarulhos (SP)
Imperatriz (MA)
João Pessoa (PB)
Jundiaí (SP)
Limeira (SP)
Londrina (PR)
Manaus (AM)
Mauá (SP)
Natal (RN)
Niterói (RJ)
Olinda (PE)
Palmas (TO)
Paulista (PE)
Pelotas (RS)
Petrópolis (RJ)
Piracicaba (SP)
Ponta Grossa (PR)
Porto Alegre (RS)
Porto Velho (RO)
Ribeirão Preto (SP)
Santa Maria (RS)
Santarém (PA)
Santos (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
São José do Rio Preto (SP)
São José dos Campos (SP)
São Paulo (SP)
Serra (ES)
Sumaré (SP)
Taboão da Serra (SP)
Taubaté (SP)
Uberaba (MG)
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Deixe um comentário