Grupo Folclórico Alemão Eintracht traz a Blumenau quatro apresentações gratuitas de dança Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes, no mês de agosto

O espetáculo de dança conta com narrações sobre o estilo e a dança folclórica e todas as ações com audiodescrição e LIBRAS

Tradição, sapateado alemão, dança e memória. Em agosto, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht traz a Blumenau quatro apresentações gratuitas de dança Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes. A apresentação de lançamento ocorre no dia 3 de agosto, às 19h, no Espaço Elfy Eggert, da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau. No dia 7, a ação será às 19h, na Sala S113, no Campus 1, da Universidade Regional de Blumenau (FURB); já no dia 14, às 10h30, a apresentação de dança acontece na Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), e no dia 18 de agosto, às 16h, no Parque das Itoupavas. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com exceção da ação na ACEVALI, que é voltada para as pessoas da instituição. O espetáculo de dança conta com narrações sobre o estilo e a dança folclórica e todas as ações com audiodescrição e LIBRAS.

Segundo o coordenador do grupo, na categoria Schuhplattler, Rodrigo Ismael Volles, o projeto traz ao público uma modalidade de dança pouco conhecida no Brasil, o Schuhplattler, ou sapateado alemão, é pouco conhecido no circuito cultural do grande público brasileiro. “Ele traz particulares com palmas nas coxas, nas solas do sapato, e pisadas fortes no chão. Quando o grupo faz suas apresentações de sapateado, apresenta a ponta da história dessa dança, que é a mais antiga ainda dançada na Europa. É comum o público se animar quando vê o grupo dançando este estilo e anseia por mais”, explica Volles, “A ideia do espetáculo surgiu quando percebemos um nicho cultural no Schuhplattler; sendo ele pouco conhecido do grande público e a dança oportuniza a divulgação para a comunidade dessa vertente cultural. A comunidade pode participar dos espetáculos abertos ao público, onde, o coletivo vai apresentar em cinco atos as mais diferentes formas do Schuhplattler”, complementa o coordenador.

O Grupo Folclórico Alemão Eintracht (Eintrachtvolkstanzgruppe) surgiu, em Blumenau, em 3 de maio de 1987, foi  criado por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana, e tem por objetivo divulgar a cultura e as tradições alemãs. “Desde então, o grupo cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O coletivo possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos em nas categorias, Volkstanz, Schuhplattler e Kindergruppe”, acrescenta o coordenador de dança do grupo, Cleiton Bardini.

O Projeto Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes, da Associação Cultural Do Eintrachtvolkstanzgruppe, é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, município de Blumenau. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/eintracht.volkstanz

SERVIÇO
Apresentações do projeto Schuhplattler: Uma Jornada pelos Alpes, com Eintrachtvolkstanzgruppe, em Blumenau
Dia 3 de agosto, às 19h
Apresentação de lançamento, no Espaço Elfy Eggert da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, (R. XV de Novembro, 161, Centro)
Dia 7 de agosto, às 19h
Na Sala S113, no Campus 1 da FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca)
Dia 14 de agosto, às 10h30
Na Associação de Cegos do Vale do Itajaí – ACEVALI (R. Londrina, 30, Velha)
Dia 18 de agosto, às 16h
No Parque das Itoupavas (R. 1ᵒ de Janeiro, Fidélis)

Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com exceção da ação na ACEVALI que é voltada para pessoas da instituição. As ações contam com Audiodescrição e LIBRAS.

FICHA TÉCNICA
Coordenação de dança: Cleiton Bardini e Rodrigo Volles
Coordenação de trajes: Luana Tamanini
Corpo de dançarinos: Abel Volpi, André Junges, Cleiton Bardini, Cleverton Bardini, Marlon Paulino, Samuel Misajel, Peter Kapp Eltermann, Luana Tamanini, Ana Júlia Volpi, Heloisa Carl, Amanda Saad, Mirella Bardini, Rosana Saad, Jennifer Aline, Gabriela Delling, Werner Holtrup e Jaime Tavares.
Tempo: 45 e 60 minutos
Produção Executiva: Soi Arte e Cultura.

FONTE :Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina 

Deixe um comentário