Microexplosão abala município do RS e afeta 15 mil pessoas

O município de São Luiz Gonzaga, localizado na região das Missões, no Rio Grande do Sul, foi atingido por uma microexplosão na noite desse sábado (15). As rajadas de vento intensas e a chuva de granizo foram classificadas como parte do fenômeno pela Sala de Situação da Defesa Civil do estado, que monitora os efeitos das enchentes na região.

Feridos e impacto na população

De acordo com a Defesa Civil, uma pessoa ficou ferida enquanto tentava colocar lonas em uma residência. Além disso, cerca de 15 mil pessoas foram afetadas pela tempestade.

Causas da microexplosão

As autoridades informaram que a microexplosão resultou de uma intensa instabilidade associada a uma frente fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país.

Danos materiais

No início da madrugada deste domingo (16), uma equipe da Defesa Civil foi enviada ao local para apoiar a administração da cidade, conhecida como capital estadual da Música Missioneira e capital gaúcha do Arroz Carreteiro.Segundo um levantamento da prefeitura, cerca de 1.200 residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais foram destelhados por ventos fortes e queda de granizo.

Apoio do governo federal

O ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, informou que conversou com o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e com a vereadora Ana Barros para comunicar que acompanha desde cedo o temporal que ocorreu na cidade, onde cerca de 15 mil pessoas foram atingidas. Pimenta destacou que a situação merece toda a atenção e acompanhamento neste momento difícil que o estado enfrenta.

Medidas de emergência

“Já estou com uma cópia do decreto de emergência e fiz contato com a Defesa Civil Nacional. O governo do presidente Lula, como sempre, estará presente, dando apoio a São Luiz Gonzaga. Eu, particularmente, como ministro de Apoio à Reconstrução, estou totalmente à disposição e presente para ajudar em tudo que for necessário a São Luiz Gonzaga neste momento”, afirmou Pimenta em um áudio divulgado.

CRÉDITO : Agência Brasil/ND+

Deixe um comentário