Encontro de usuários de implante coclear e próteses auditivas implantáveis acontece em Blumenau

Médicos do Hospital Santa Isabel reúnem, neste domingo, pacientes com perda auditiva reabilitados com próteses cirúrgicas

Médicos do Hospital Santa Isabel, da equipe de implante coclear e próteses auditivas implantáveis, reúnem pacientes surdos e com perda auditiva reabilitados com próteses cirúrgicas num evento especial. Realizado neste domingo no Quality Hotel Blumenau, o 1º Encontro de Usuários de Implante Coclear e Próteses Auditivas é realizado pela Ötri – Otorrinolaringologia, clínica especializada em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. São cerca de 130 inscritos entre usuários, familiares e profissionais de saúde que atuam com reabilitação auditiva. O encontro é alusivo ao Dia Internacional do Implante Coclear, celebrado em 25 de fevereiro. As inscrições estão encerradas.

Implante coclear
O implante coclear transforma o som externo em estímulos elétricos e envia ao nervo auditivo. Assim, com ajuda da medicina e tecnologia, o paciente surdo volta a ouvir. De acordo com o Dr. Tobias Torres, Médico Otorrinolaringologista, Especialista em Otologia e um dos organizadores do 1º Encontro de Usuários de Implante Coclear e Próteses Auditivas, o implante é indicado a pacientes que possuem perda auditiva severa ou profunda sem resposta ao uso de aparelhos de audição convencionais. “Só é candidato ao implante o paciente quem não teve rendimento com o aparelho de audição comum”, enfatiza o Dr. Tobias. O implante substitui a função da cóclea – órgão auditivo do ouvido interno.

Próteses Auditivas Implantáveis
Essas próteses permitem a amplificação dos sons por vibração óssea. Indicadas para pacientes com perda de audição parcial causada por alterações anatômicas do ouvido (malformações, sequelas de doenças ou cirurgias) que impedem o uso adequado dos aparelhos de audição convencionais. Tem-se o implante fixado cirurgicamente e um aparelho externo que capta os sons ambientais e gera uma vibração no osso. O Dr. Tobias Torres relembra: “Com o auxílio da tecnologia, atualmente, é possível reabilitar todos os graus de perda auditiva. É fundamental ter um diagnóstico correto da perda auditiva para que a escolha do tipo de reabilitação auditiva seja a melhora possível em cada caso”.

 

fonte :Texto e foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

Deixe um comentário