Secretaria de Educação premia vencedores do concurso de Boas Práticas de Cultura de Paz

A Secretaria de Educação de Itajaí premiou, na tarde desta quarta-feira (01), três unidades da Rede Municipal de Ensino que foram as melhores colocadas no concurso de Boas Práticas de Cultura de Paz. A cerimônia de premiação e certificação das 22 participantes da iniciativa ocorreu no auditório da Secretaria e contou com representantes de escolas, Centros de Educação Infantil (CEI) e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDIN) do município.

O concurso foi lançado no dia 05 de junho deste ano, quando havia completado dois meses do atentado à creche de Blumenau. Cada unidade de ensino poderia inscrever um vídeo de até cinco minutos sobre a temática do concurso, seguindo os prazos e regulamentos que estavam disponibilizados no edital.

“Nossa intenção com esse concurso é justamente contribuir para minimizar os diferentes tipos de violência nas escolas, seja dentro ou fora delas. Entendemos que não é apenas a violência física, mas também a verbal, intelectual, psicológica, que impactam na vida das vítimas. Esperamos que as boas práticas não fiquem por aqui. Que nos próximos anos a gente consiga dar continuidade ao concurso e aos projetos e, o mais importante, que esses trabalhos tenham envolvido toda comunidade escolar e que contribuam, efetivamente, com a mudança de hábitos para que haja mais respeito e solidariedade entre todos”, destacou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Conheça os vencedores do concurso

O grande vencedor do concurso foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Hercílio Bento, do bairro São Vicente. O segundo lugar foi para o Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi, do bairro Fazenda, e o CEI Dra Zilda Arns Neumann, do Cidade Nova, ficou com a terceira colocação. Os vencedores foram contemplados com troféus e cheques no valor de R$ 500,00 cada.

“Esperamos potencializar as ações pedagógicas, educacionais e sociais que impulsionam o exercício de escuta ativa – diálogo entre pais, crianças e alunos, professores e profissionais da educação, bem como a compreensão sobre os tipos de violência e aprofundar os estudos em torno do Cyberbullying, para que se promovam reflexões sobre os variados papéis desempenhados neste contexto, seja de espectador, vítima e/ou de agressor”, afirmou o diretor executivo da Secretaria de Educação, Julio da Silva.

 

fonte:PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ

Deixe um comentário