Sessão Ordinária ocorre com participação em Tribuna da Defesa Civil Municipal e Rede Feminina

Nesta terça-feira, 31, os vereadores se reuniram para a realização da 39ª Sessão Ordinária. Em pauta, votação de Projetos, e presença de entidades na Tribuna.

A pedido da entidade, através de Ofício enviado a Casa Legislativa, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó, Elenita Lenzi da Silva, fez uso da Tribuna Popular para explanar sobre a as ações realizadas através da Campanha Outubro Rosa, que conscientiza as pessoas sobre a importância da prevenção precoce e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer do colo de útero. O lema deste ano é “O amor floresce e a prevenção acontece”. Elenita falou dos trabalhos realizados pelas voluntárias, ações do Outubro Rosa realizadas nas empresas de Timbó e número de atendimentos.

Conforme Elenita, o setor do útero, que realiza coleta para exame Papanicolau, com o objetivo da prevenção do câncer do colo de útero e rastreamento através de exames rápidos de HPV, Sífilis e Hepatite, contabilizou 911 atendimentos de fevereiro até outubro deste ano. Também foram realizados 239 encaminhamentos para a realização da mamografia, até outubro.

Com relação ao setor educativo, foram ministradas 29 palestras sobre o câncer de mama e também foi realizada distribuição de flyers com informações importantes nas empresas e instituições.

O setor da mama, além dos atendimentos normais, realizou atividades de autocuidado, maquiagem, reiki, fisioterapia, auriculoterapia, etc. Por fim, Elenita frisou que no mês de outubro acontece esse movimento específico, que é o Outubro Rosa, mas a prevenção ocorre de janeiro a dezembro.

Projetos em votação

Após a explanação da presidente da Rede Feminina, os vereadores realizaram a votação dos Projetos de Lei Ordinária (PLOs): nº 89/2023, de autoria do vereador Haroldo Fiebes, que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet, e o de nº 90/2023 que autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2023, da Administração Direta e Indireta. Os PLOs foram aprovados por sete votos.

Também foi votado e aprovado o requerimento nº 23/2023, de autoria do vereador D’jonatha Brayan Cristofolini, que convida o coordenador de Defesa Civil, Fábio Melere, para utilização da Tribuna, nesta Sessão Plenária.

Após a aprovação, o coordenador ocupou a tribuna e explicou sobre os trabalhos realizados.

Defesa Civil na Tribuna

Conforme Melere, a Defesa Civil trabalha sobre um ciclo de gestão, sendo: prevenção e mitigação, preparação, combate direto/resposta e o da recuperação.

Ressaltou sobre os atendimentos da Defesa Civil como tipos de documentos elaborados pela entidade para responder as solicitações da comunidade, processos de vistoria e confecção dos documentos. Atendem: deslizamento, queda de muro, corte de árvore, declaração de área alagável, declaração de área de deslizamento, enxurrada/inundação, licença ambiental, vendaval.

Enfatizou sobre os investimentos propostos pela Defesa Civil para melhoria no atendimento e gerenciamento de crise, que são: a construção da sede nova, aquisição de réguas de telemetria para acompanhamento individualizado dos dois rios que cortam o município, instalação de pluviômetros automáticos em todos os bairros e acompanhamento de áreas de deslizamento, aquisição de drone para utilização em vistorias de áreas de risco, e instalação de equipamentos de sinalização e proteção no veículo da Defesa Civil.

O coordenador ainda lembrou sobre o evento climático ocorrido em 2008, na nossa região, principalmente com relação a deslizamentos, sendo que foi o maior desastre socioambiental da história do Brasil. Em 2011 ocorreu a maior enchente já registrada em Timbó onde o rio atingiu o nível de 9m86cm, e, em 2014, aconteceu a segunda maior, com o pico de 9m58cm. Foi citado também o tornado, classe 2, que atingiu o município, principalmente o Bairro Fritz Lorenz, em 2022, que teve ventos com pontuais acima dos 230 quilômetros por hora.

Com relação as chuvas no mês de outubro, em Timbó, foram registrados 676 milímetros no município, ou seja, este é o segundo mês que mais choveu na história de Timbó, segundo registros oficiais, perdendo apenas para o mês de novembro do ano de 2008, no qual choveu 798 milímetros.

Ao final da Sessão, o presidente Edson José Bona convocou os vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será no dia 7 de novembro, a partir das 18 horas, no Plenário Walter Butzke, da Câmara Municipal.

A reunião completa você pode acessar através dos Canais Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Timbó.

 

 

fonte :Viviana Borchardt Berndt / Comunicação CMT

Deixe um comentário