Estudantes de Blumenau participam de desafio de conhecimento que premiará os vencedores com bolsas de estudo

As manhãs de sábado são sempre destinadas a descansos, passeios e qualquer coisa que possa relaxar o corpo e a mente, mas no último sábado (30), 70 estudantes do 9º ano do ensino fundamental mudaram de planos e decidiram colocar a cabeça para funcionar na segunda edição do Desafio Escola SESI, uma competição de conhecimento que vai premiar os ganhadores com bolsas de estudo para o primeiro ano do ensino médio.

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O Desafio, realizado no Espaço de Educação Maker do SESI, era composto por provas que relacionavam diferentes áreas do conhecimento, como robótica, meio ambiente e gastronomia, além de um quizz, para avaliar as habilidades dos candidatos. Agora, os trabalhos serão avaliados e pontuados e o resultado dos vencedores será divulgado no dia 6 de outubro.

Estudantes e familiares se empenharam pela participação no Desafio, que começou às 8h30. Enquanto os jovens participavam das oficinas, pais, mães, tios e avós aguardavam – e apoiavam – com paciência e atenção, como fez Gilvanio Xavier De Quadros, de 45 Anos, pai da estudante Yasmin de Quadros, de 14 anos. “É sobre o que ela mais fala, ter uma oportunidade de estudar em uma escola como essa, e ainda com bolsa, é bom para todos”, afirmou. A adolescente contou que soube do Desafio pelo Instagram e que se animou para as provas depois de fazer uma visita à Escola SESI. “Foi bem interessante ter uma visão de como tudo funciona. E o desafio está muito legal, gostei muito da parte de robótica e fiquei feliz por ter conseguido resolver”, relatou.

Marcela Cristina Santos Varela, de 15 anos, soube da oportunidade na escola onde estuda atualmente e sabia que não podia deixar passar a oportunidade de competir pela bolsa de estudos. Ela estava acompanhada pela família durante toda a manhã e tinha expectativas altas após participar das atividades. “Está tudo bem legal e bem interativo. Gostei muito do desafio de robótica e como estou conseguindo resolver tudo, a expectativa é alta”, destacou. A gerente executiva do SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí, Sílvia De Pieri, afirma que o Desafio Escola SESI é uma oportunidade para que os estudantes conheçam a estrutura da instituição e também para identificar e explorar competências por meio dos desafios.

“Eles estão se desenvolvendo e experimentando, mas especialmente, estamos medindo o que eles conhecem também a partir dos desafios. Com a oportunidade de cursar o ensino médio conosco esses jovens são apresentados a uma vivência diferenciada, com disciplinas como a do Mundo do Trabalho, para que eles comecem a conhecer as oportunidades e vão tomando decisões, fazendo escolhas, pensando na sua carreira profissional, mas especialmente nas escolhas do seu projeto de vida”, concluiu.

Mostra STEAM

Além do Desafio, o Espaço Maker também sediou a Mostra STEAM teve a apresentação de 25 projetos elaborados pelos estudantes da Escola SESI com o apoio dos professores das mais diversas disciplinas. A mostra recebeu visitas de alunos e também de familiares, assim como os participantes que estiveram no Espaço de Educação Maker para o Desafio Escola SESI.

Na mostra STEAM os alunos apresentaram projetos relacionando diversas áreas do conhecimento, mas o destaque foi para a adaptação das informações de forma lúdica. No projeto “Craques da Literatura”, realizado na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes transformaram personagens de clássicos da literatura brasileira e mundial em jogadores de futebol. Além de criar os times, os estudantes gravaram podcasts com as narrações dos jogos entre cada equipe e ainda fizeram representações em maquetes dos cenários onde as histórias se passam.

“Os alunos puderam trazer a literatura clássica para o dia a dia deles, fazendo essa analogia com o futebol e ainda usando a tecnologia. É um novo jeito de trazer o ensino da literatura, adaptando à realidade atual”, explicou a professora Juliana Doerlitz, que coordenou o projeto ao lado da professora Ivanir Jung.

Outro projeto que trouxe a diversão como fio condutor foi realizado na disciplina Mundo do Trabalho, onde os alunos produziram 40 documentários sobre profissões e 40 jogos variados sobre os Itinerários Formativos Profissionais. Thiago da Rocha Aleixo Bezerra, de 15 anos, é estudante do primeiro ano do ensino médio e participou das produções. “São jogos que as pessoas já conhecem, Ludo, Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Super Trunfo, mas as trilhas e as dicas falam sobre as questões do mundo do trabalho”, explicou.

Professor da disciplina, Marcos Pommer ressaltou que tanto os jogos quanto os documentários são apenas dois dos diversos projetos que os alunos produzem ao longo do ano. “A cada duas ou três semanas nós fechamos um projeto novo e dentro do caminho de formação na disciplina, ao final do ano os alunos precisam entregar um projeto de vida e carreira”, concluiu.

fonte:ALINE CAMARGO
Presse Comunicação

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