Desafios para saúde catarinense em pauta no COMAC-SC

A secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto, e o secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, estarão no palco do Congresso das Associações, Consórcios e Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC), que ocorre nos dias 27 a 29 de setembro, em São José. O painel discutirá os desafios da saúde catarinense na atenção primária e os investimentos dos municípios, com mediação da presidente da Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Lopes, que é prefeita de Vargem

Com vasta atuação epidemiologia, saúde da família e comunidade, formação médica, entre outras áreas, Nésio Fernandes de Medeiros Junior é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social; Administração em Saúde; e Processos Educacionais em Saúde. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (TO), além de médico da estratégia da saúde da família e Secretário Municipal da Saúde da mesma cidade, além de secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e presidente do CONASS e do Conselho Curador da Fundação de Inovação em Saúde – iNova-Capixaba. Atua principalmente com os temas: epidemiologia, saúde da família e comunidade, formação médica, educação permanente em saúde, ciência de dados, software livre, gestão da saúde e hansenologia.

Secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior

Já a secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto, é enfermeira de formação e eleita Deputada Federal. É graduada em enfermagem e obstetrícia, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Em sua carreira, já atuou como Enfermeira, Diretora de Enfermagem, Gestora Hospitalar, Secretária Municipal de Saúde, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e em 2021 assumiu como Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Carmen Zanotto, Secretária da Saúde de Santa Catarina

O painel será realizado no segundo dia do COMAC-SC, que tem uma expectativa de reunir 5 mil pessoas na Arena Opus, em São José. Durante os três dias de Congresso, prefeitos, vices, secretários, servidores públicos, especialistas e empresários discutirão os principais desafios da administração municipal. O COMAC_SC 2023 tem como tema  “Conectando cidades, construindo o futuro” e tem em sua programação palestras, mesas redondas, oficinas e debates, além de atividades integrativas e uma programação cultural. Toda programação é gratuita e as inscrições seguem abertas no endereço

comacsc.com.br

Pautas de saúde  – sala das políticas públicas

Gestores e especialistas da área terão outras oportunidades para discutir os desafios da saúde pública na administração pública, durante a programação do COMAC-SC 2023. No primeiro dia do evento, a Sala de Políticas Públicas terá um painel sobre a gestão e desafios de captação de recursos para as políticas de saúde , com a participação do diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júniore também do Consultor Técnico de Saúde na CNM – Confederação Nacional de Municípios, Cleones Hostins . Na sequência, haverá um painel sobre os desafios da Vigilância em Saúde no âmbito Nacional e Estadual com a presença Dr. Eder Gatti, Diretor Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis-DPNI (Ministério da Saúde) e Estadual, com a presença do  Diogo Demarchi Silva , secretário adjunto de saúde do Estado de Santa Catarina.

Pautas intersetoriais

Gestores e especialistas da área terão outras oportunidades para discutir os desafios da saúde pública na administração pública, durante a programação do COMAC-SC 2023. No primeiro dia do evento, a Sala de Políticas Públicas 3²Além disso, serão realizadas palestras e debates intersetoriais, que envolverão além da Saúde, os desafios para a Educação e Assistência Social, como planos municipais para a primeira infância, políticas para a população em situação de rua e políticas da Mulher.

 

fonte :REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS 

Deixe um comentário