Secretaria de Saúde inicia atividades com novo grupo de combate ao tabagismo 2023

Neste mês de agosto a Secretaria de Saúde de Indaial iniciou as atividades com um novo grupo de combate ao tabagismo, um importante trabalho frente à situação do vício e também da conscientização sobre uma vida mais saudável.

Neste mês de agosto a Secretaria de Saúde de Indaial iniciou as atividades com um novo grupo de combate ao tabagismo, um importante trabalho frente à situação do vício e também da conscientização sobre uma vida mais saudável.

O tratamento do tabagismo é realizado através de ações educativas em grupo. O usuário passa por uma avaliação clínica, individual ou em grupo para que seja definida a estratégia de tratamento, e se houver necessidade será indicada terapia medicamentosa, além da abordagem intensiva.

Também com esse grupo, a Secretaria iniciou a aplicação de florais e auriculoterapia. A terapia de florais é uma prática complementar e não medicamentosa que, por meio dos vários sistemas de essências florais, modifica certos estados vibratórios, auxiliando a equilibrar e harmonizar o indivíduo. Já a auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

“A introdução desses métodos naturais visa auxiliar no tratamento dos usuários de forma a diminuir, conforme avaliação individual, o uso de terapia medicamentosa”, comenta a coordenadora do Sais, Eliane Almeida.

No total são quatro sessões iniciais estruturadas semanalmente, seguidas de duas sessões quinzenais e posteriormente mensais com monitoramento, todas com os mesmos participantes e duração de 12 meses. Os encontros ocorrem no Sais (Rua Leoberto Leal, bairro Tapajós) e têm o acompanhamento de uma médica, enfermeira e técnica de enfermagem.

As pessoas que tiverem interesse em participar devem registrar seu interesse na sua Unidade de Saúde de referência para entrar na fila de espera.

“Convidamos a comunidade a fazer parte deste trabalho que é tão importante na vida das pessoas que possuem o vício. Vamos promover a saúde e buscar os mecanismos adequados para viver com mais qualidade de vida. Compartilhem esse trabalho”, menciona o secretário de Saúde, Silvio César da Silva.

 

fonte :Comunicação Indaial 

Deixe um comentário