Painel “No trânsito, escolha a vida” apresenta histórias reais de acidentes de trânsito com vítimas

Na noite desta quinta-feira, dia 26, ocorreu o Painel “No trânsito, escolha a vida”, promovido pelo Sindicato das Seguradoras – Sindseg SC para o calendário do Movimento Maio Amarelo Blumenau 2023. O evento, que contou com mais de 100 participantes, aconteceu no Hotel Himmelblau, às 18h30, com coffee break.

Durante o evento, o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Marco Rebello, recebeu uma moção de louvor da Câmara Municipal da cidade pela 10ª edição do Movimento Maio Amarelo. A moção foi entregue pela Vereadora Silmara Miguel que iniciou sua fala contando a história de um acidente de trânsito ocorrido com sua mãe quando ela ainda era criança.

“Receber uma moção de louvor por esses 10 anos de trabalho realmente nos dá a dimensão que nosso trabalho tem tomado em prol da segurança de todos no trânsito. Assim como a presença dos quase 120 participantes neste evento e os assuntos relevantes que pudemos discutir com mulheres que atuam nas mais diversas áreas de segurança e atuação pela segurança da nossa população” destacou Rebello.

Para falar sobre o assunto “segurança no trânsito”, as seis painelistas convidadas trouxeram assuntos pertinentes às suas áreas de atuação. Assim como a vereadora, muitas contaram situações reais de acidentes que vivenciaram no trabalho, ou mesmo com seus familiares, demonstrando que, muitas vezes, a imprudência e a imperícia no trânsito tiram vidas próximas de nós.

O evento contou com a mediação de Salete Monteiro, diretora tesoureira do Sideseg e a participação das seguintes painelistas:
– Juliana Kestring Machado, policial militar rodoviária; Juliana Cintia de Souza Tridapalli, delegada regional de Blumenau; Pâmera Tavares, Guarda Municipal de Trânsito (GMT); Clarissa Josgrilberg Pereira, professora da Furb, que coordena o projeto ‘Te orienta no Trânsito’; Amanda Carolina Duarte, bombeira militar e Magali Nunes Ignácio, presidente da autarquia de trânsito de Balneário Camboriú.

Entre as situações de acidente reais, vivenciados pelas painelistas, estiveram ainda um caso de óbito de um familiar da GMT Pâmela e acidentes ocorridos com viaturas do Corpo de Bombeiros em serviço.

Maio Amarelo Blumenau
Seguindo o calendário de ações do movimento, no dia 30, terça-feira, acontece o tradicional simulado de acidente de trânsito. Neste ano o simulado será às 9h, na Rua 15 de Novembro, na altura do número 849. E para fechar o calendário do mês amarelo, uma blitz educativa será feita às 15h, no dia 31 (quarta-feira), na BR-470, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

Ao todo, em 2023, mais de 40 ações compõem o calendário do mês envolvendo empresas e instituições, sendo 18 delas com atividades âncoras abertas ao público.

Blumenau é destaque no país pelo Observatório Nacional de Segurança Viária desde 2019 como uma das cidades que mais faz ações que impactam diretamente na sociedade. Tudo isso por meio da sua comissão do Maio Amarelo de Blumenau que conta com a participação de diversas empresas, instituições e voluntários além do poder público.

 

Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian

Deixe um comentário