COLUNA WILMAR WURMATH TEMA – CENSURA

05/20/2024

19:56

Primeiro temos que entender ou traduzir o termo cujos significados são a cada dia mais deturbados, ou distanciados dos seus exatos sentidos:

 

Censura (do latim censura) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação visando à proteção dos interesses de um estadoorganização ou indivíduo Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões de qualquer aspecto, sejam elas informativas, documentais ou a livre expressão, seja falada ou artísticas. (Wikipedia).

O BEM

 

A censura do BEM, é usada por toda a humanidade e, na verdade, faz parte da evolução do aprendizado desde o nascimento do ser humano. Tempos passados, os pais tinham a função de manter e selecionar informações, que julgavam não apropriadas a seus filhos em certas idades. Era obvio a diferença de restrições de pais para pais, de regiões para regiões, países e culturas. Com os controles de informações, também habitavam outros controles, como a dependência de sobrevivência, fazendo surgir o jovem submisso, o normal, como também o revoltado. Nestes tempos o jovem era considerado emancipado aos 18 anos, tanto de forma legal como cultural. Como um pássaro que se tira da gaiola e tem então a plena liberdade de voar livre para todas as direções. E é neste sentido de liberdade total e irrestrita que o legislador deveria se inspira na liberdade de expressão em que cada pessoa vive e cria os bens e valores para si e para a sociedade.

O MAL.

Mas na censura do MAL, pregada pelos 2% da população pública, notadamente política, tudo muda para privilégios específicos próprios. Se nos 98% da sociedade civil, alguém difama a sua imagem nas redes sociais, o dano é cobrado com base nas leis existentes; nos 2% da sociedade pública/política, se requer apreender o celular, censurar as plataformas, exigir o controle mundial e até apagar as estrelas… sem sequer saber nem por onde começar.

Intimidam toda a comunicação para se comportar a um conteúdo tão pobre, banal e repetitivo, parando toda a sociedade no tempo. A controvérsia, o acirramento, a discordância, são assustadoras atitudes para toda área política especificamente. Políticos e governos desejam que todos pensem com as suas cabeças e nos oferecem para serem eleitos, verdadeiros cabeças de bagre. Aceitos ou não, somos governados por estes, porque as cabeças brilhantes não se vendem por preços vis.

wilmarwurmath@hotmail.com

 

 

 

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima