Santa Catarina vai receber R$ 95 milhões de emenda da bancada federal para enfrentar enchentes

05/21/2024

15:08

Dinheiro é resultado de pedido do governador Jorginho Mello a deputados e senadores do estado – Rio Itajaí Açu em Blumenau – Foto: Eduardo Valente / SECOM

A bancada federal de Santa Catarina conseguiu o repasse de uma emenda de mais de R$ 95 milhões para o enfrentamento às chuvas e enchentes no estado. A pedido do governador Jorginho Mello, os parlamentares vão destinar os recursos para o melhoramento fluvial e a construção de diques em cidades da região do Alto Vale e do Médio Vale do Itajaí. O dinheiro faz parte do Orçamento da União e é liberado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

“É o fruto do entendimento com os parlamentares catarinenses que atenderam ao pedido não só do governador, mas principalmente da população que nos elegeu. Nosso governo vem buscando maneiras e recursos para enfrentar esse problema histórico das enchentes e aliviar um pouco a situação do povo”, disse o govenador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza acrescentou que o recurso irá fortalecer ainda mais ações de prevenção e proteção. “Vem complementar o trabalho que a Defesa Civil está realizando junto à população catarinense. A nossa missão é entender as necessidades dos municípios e ser um braço estendido no quesito proteção, queremos melhorar a mitigação, evitar enchentes e criar um futuro melhor especialmente para os municípios do Vale do Itajaí que tanto sofrem com eventos adversos”, destacou.

Vale lembrar que desde o último dia 11 de maio foi dado início o processo de dragagem do Rio Itajaí-Açu. A ação prevê melhorias que visam mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí, região que de forma recorrente é uma das mais atingidas em Santa Catarina. A medida é uma forma de evitar que cenas como a das enchentes de 2023 voltem a se repetir no Vale do Itajaí como um todo.

“Em nome da Bancada Federal, quero registrar a unidade do Fórum Parlamentar Catarinense e enaltecer o Ministro Waldez Góes, pela sensibilidade com Santa Catarina, ao decidir pela liberação destes recursos, que vão garantir a execução de obras importantes no Vale do Itajaí. Por não ser uma emenda impositiva, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional teria a liberdade para autorizar ou não o seu cumprimento. Nossa missão, na Coordenação da Bancada é buscar recursos para o Estado. O que importa é o resultado para os catarinenses e nós estamos trabalhando em conjunto por isso”, conclui o deputado federal, Valdir Cobalchini.

FONTE : Christiano Vasconcellos – assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

PUBLICIDADE

Mais recentes

Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo
Com participação da Sociedade do Pelznickel, desfile do Presépio Vivo encanta moradores e turistas em...
Família com recém-nascida escapa ilesa após acidente na BR-470, em Pouso Redondo
Círculo abre vagas com jornada reduzida
Prefeitura entrega nova escola e outras melhorias para a comunidade da Vila Itoupava A nova...
Blumenau conquista a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro Classificação divulgada pelo Ministério do...

PUBLICIDADE

Rolar para cima