Escolas receberam oficinas voltadas à educação alimentar e nutricional em março deste ano

No mês de março, a Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, deu continuidade à prática de oficinas relacionadas à educação alimentar e nutricional nas Escolas municipais, uma ação promovida em parceria com o Projeto Crescer e Semear. Durante o período, cinco instituições receberam o programa: EBM Juvenal Carvalho, EBM Tancredo de Almeida Neves, EBM Profª Maria Helena Trentini Machado, EBM Leopoldo Simão e EBM Profª Anna Alves Dias, contemplando 1.909 alunos de 6 a 14 anos.

Três ações foram realizadas nos espaços, divididas em três faixas etárias: Oficina Mão na Massa e Contação de História; Caixa Misteriosa e Palestra Game. Na Oficina Mão na Massa e Contação de História participaram 599 estudantes de 6 a 7 anos, das cinco escolas selecionadas. O objetivo da proposta era estimular o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, colaborar para que as crianças aprendam a preparar alimentos e refeições e alertar sobre a importância das escolhas alimentares.

Já na oficina Caixa Misteriosa, 555 alunos de 8 a 10 anos receberam atividades voltadas para despertar o interesse pela descoberta de novos sabores de alimentos in natura como frutas, verduras e legumes, através do tato e olfato, bem como comparar a familiaridade dos estudantes com alimentos ultraprocessados.

Na Palestra Game 755 alunos de 11 a 14 anos participaram da proposta, criada para estimular o entendimento da classificação dos alimentos em: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

O programa continuará ocorrendo nas demais instituições de ensino ainda não contempladas.

“Agradecemos a parceria de todos os envolvidos no Crescer e Semear, um projeto que vem proporcionando vivências únicas aos alunos. Também somos gratos a todos os profissionais da rede municipal de ensino e às nutricionistas da SED que seguem acompanhando essas ações e realizando demais movimentos voltados à alimentação saudável. Todos juntos em prol do bem-estar dos nossos estudantes”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

 

FONTE : COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário