Ciclismo – UCI Gran Fondo Brasil apresenta o evento em Pomerode (SC)

Evento reuniu patrocinadores, atletas de renome e convidados no lançamento da única seletiva sul-americana para o Mundial de Gran Fondo

 

A prova UCI Gran Fondo Brasil foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (9 de março) em Pomerode, no Vale Europeu (SC), que vai receber o evento no dia 5 de novembro.

Os organizadores Riders&CorreBrasil, empresas catarinenses com mais de 15 anos de experiência em grandes eventos esportivos no Estado de Santa Catarina, receberam o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos, Milton Hobus, sócio proprietário da Royal Ciclo, patrocinadores e atletas de renome nacional no Alles Park Pomerode com música, comidas típicas e muitas expectativas.

“Pomerode está sempre aberta para grandes eventos. Quando eu conheci o projeto não deixei escapar a oportunidade de realizar esse grande evento em nossa cidade”, afirma o prefeito Ércio Kriek.

Hobus, empresário com longa história de apoio ao ciclismo, fez questão de prestigiar o evento. “É muito importante a chegada de novas provas no Brasil e Santa Catarina é o lugar perfeito”, destacou.

Para o presidente da CBC, a realização da prova, que será a única seletiva na América do Sul para o mundial amador de ciclismo de estrada UCI Gran Fondo World Championships de 2024 em Aalborg, na Dinamarca, vai trazer mais visibilidade ao esporte.

“Esta prova faz com que nosso ciclismo cresça e apareça. A UCI Gran Fondo Brasil é o início de um novo calendário de provas Gran Fondo em nosso País”, diz Vasconcellos. Vale destacar que são esperados 2 mil ciclistas de vários países, em especial grupos de países vizinhos que já estão confirmados, como Argentina e Uruguai.

O organizador do evento Juliano Salvadori lembrou que, quando apresentou o projeto na UCI (União Ciclística Internacional), enviou imagens de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, e foi questionado se o evento seria na Europa.

“Para vocês verem como essa região é propícia para o ciclismo e é perfeita para provas como esta Gran Fondo. Nosso objetivo não é retorno financeiro, eu sempre digo: o importante não é o que você ganha, mas o que você entrega.”

Os italianos Roberto Bucci e Marco Malfati, da Fizik, patrocinadora máster do evento, vieram ao Brasil especialmente para a apresentação. Bucci, gerente de marca do grupo Selle Royal, destacou a importância da realização do Gran Fondo.

“Para nossa marca é importante ter contato com atletas de nível, mas também com grandes eventos do ciclismo amador. Uma prova Gran Fondo é uma maneira importante de nos aproximarmos dos ciclistas”, afirmou.

Malfati, que atua há 15 anos no desenvolvimento de produtos Fizik, visita o Brasil pela primeira vez e ressaltou a importância do ciclista conhecer o produto ideal para sua pedalada. “O selim é o que faz uma pessoa amar ou odiar andar de bicicleta. Conforto é o principal para nossa marca.”

O ciclista de Blumenau, Marcelo Moser, é um dos confirmados na prova. O atleta de 46 anos, tricampeão da Copa Hans Fischer, cujo percurso será o mesmo da UCI Gran Fondo Brasil, acredita que o evento vai resgatar o ciclismo nos moldes das grandes provas. “Minha expectativa é classificar para ir ao Mundial.”

Outro ciclista confirmado na UCI Gran Fondo Brasil é Márcio May, de Brusque (SC). May, tetracampeão do Tour de Santa Catarina e vencedor da Copa Hans Fischer, destaca a importância da prova para o ciclismo nacional.

“Temos poucas corridas atualmente e as provas de Gran Fondo oferecem boa organização e estrutura. O percurso escolhido é próprio para uma prova clássica de ciclismo.”

Inscrições promocionais
O primeiro lote de inscrições para a prova UCI Gran Fondo Brasil tem preço promocional até o dia 30 de abril. A inscrição deve ser feita diretamente no site oficial do evento www.ucigranfondobrasil.com.br

A inscrição dá direito a um kit com a jersey e meia de ciclismo oficiais do evento, brindes do evento e patrocinadores, medalha Finisher da UCI, acesso gratuito ao álbum de fotos no site oficial do evento, número frontal e dorsal personalizado com nome e nacionalidade (para inscrição validada até dia 01/09/23), abastecimentos líquidos e sólidos no decorrer do evento, reforço líquido com bebida de recuperação após a prova, Pasta Recovery (lanche-alimentação), seguro de acidentes pessoais, atendimento de primeiros-socorros, assistência médica e mecânica, diploma de Finisher digital, chip eletrônico e Racebook digital.

Podem participar da prova ciclistas amadores e profissionais (elite desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI.

Serão qualificados os ciclistas de cada faixa etária do percurso Gran Fondo que completarem a prova em até 25% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade e terão direito à disputa do campeonato mundial da temporada 2024. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI. São esperados 2 mil ciclistas de vários países. Grupos de ciclistas de países vizinhos já estão confirmados, em especial da Argentina e do Uruguai.

A UCI Gran Fondo Brasil é organizada pela Riders&CorreBrasil, com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina), empresas catarinenses com mais de 15 anos de experiência em grandes eventos esportivos no Estado de Santa Catarina, incluindo sete edições da Riders Stage Race (www.ridersstagerace.com.br).

Circuitos
Serão dois percursos, o Gran Fondo com 140km e 1.500m de altimetria acumulada, e o Medio Fondo, com 80km e 500 metros de altimetria acumulada. O percurso da prova será fechado ao trânsito de veículos. O percurso é o mesmo da antiga “Copa Hans Fischer”. Fischer foi um ciclista olímpico natural de Pomerode que disputou os Jogos Olímpicos de Moscou e de Los Angeles. Depois de sua morte, em 1988, foi criada a Copa Hans Fischer em sua homenagem.

“Resgatamos um antigo percurso da Copa Hans Fischer, que faleceu prematuramente em 1988 aos 26 anos de idade e foi considerado um fenômenos em seu tempo”, explica o organizador Juliano Salvadori.

Atrações de Pomerode
A largada será às 8 horas do Pavilhão de Exposições de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor durante o final de semana do Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu.

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode (www.pomerode.sc.gov.br) oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.

“No dia da prova haverá na arena uma mini edição da tradicional Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvadori.

Como chegar
A cidade de Pomerode fica a 30km de Blumenau, com fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso. A rede hoteleira da cidade oferece mais de 1.500 leitos, a maioria em pousadas tradicionais. Outra opção de hospedagem é a cidade vizinha de Timbó, com ótimas opções de hospedagem.

Para chegar em avião, o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau, que está a poucos minutos do centro de Pomerode e tem linha regular de ônibus interurbano para Pomerode.

Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.

Organização
A UCI Gran Fondo Brasil é organizada pela Riders & CorreBrasil, empresas catarinenses com mais de 15 anos de experiência em grandes eventos esportivos no Estado de Santa Catarina.

“Há mais de 15 anos organizamos grandes eventos como maratonas e corridas de rua, provas de ciclismo e mountain bike no Sul do Brasil. Acabamos de adquirir a licença UCI 2023 para chancelar a nossa prova de Pomerode, que será nossa primeira Gran Fondo”, diz o organizador Juliano Salvadori, com mais de 15 anos de experiência na organização de grandes eventos.

Ambas empresas, com sede em Santa Catarina, têm experiência em eventos internacionais, como a meia-maratona internacional de Balneário Camboriú, meia-maratona internacional de Pomerode e a maratona Beto Carrero.

Juliano Salvadori é o idealizador e responsável pela ultramaratona Riders Stage Race (www.ridersstagerace.com.br), com sete edições realizadas. “Temos uma expertise muito grande em eventos internacionais. Já realizamos eventos de cunho mundial com atletas de renome aqui em Santa Catarina”, completa.

 

FONTE : PORTAL TIMBÓNET 

Deixe um comentário