VÍDEO: bebê elefante-marinho que nasceu em praia de SC brinca com mãe na areia; veja em câmera lenta

10/23/2024

02:00


Este foi o primeiro registro de nascimento da espécie no Brasil. Filhote de elefante-marinho nascido em SC e mãe se divertem em câmera lenta em praia
O filhote de elefante-marinho-do-sul nascido em Santa Catarina e a mãe dele foram registrados na praia de Garopaba, no Sul de Santa Catarina. É a primeira vez que uma fêmea da espécie dá à luz no litoral do Brasil.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Filhote de elefante-marinho-do-sul nascido em SC com mãe na areia de praia em Garopaba
Daniel De Granville/Arquivo pessoal
A equipe do Instituto Australis, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), responsável pelo registro, disse que o nascimento ocorreu em 11 de outubro. O filhote tem ganhado peso e ele e a mãe passam bem.
Daniel de Graville, fotógrafo de vida selvagem que fez as imagens, disse que os registros são de quinta-feira (17).
“Desde que seja mantido este monitoramento e as pessoas respeitem a distância delimitada, propiciar à população a oportunidade de observar estes animais tão carismáticos é uma ótima ferramenta de conscientização e educação ambiental. Quanto mais pessoas puderem admirar e registrar nossa biodiversidade através de fotos e vídeos, maior será o interesse da população em protegê-la”.
Mãe e filhote estavam na praia do Siriú. O Instituto Australis, que faz o monitoramento desses animais, afirmou na terça (22) que a dupla deve continuar no local por pelo menos mais 10 dias, até o desmame.
Uma força-tarefa foi montada para garantir que as pessoas fiquem a pelo menos 50 metros da área de descanso desses mamíferos.
“Molestar animais selvagens é crime de acordo com a Lei 9.605/98. É importante manter distância, evitar a aglomeração de pessoas, circulação de moto ou carro na praia som alto e a aproximação de cachorros”, reforçou o chefe da APA da Baleia Franca, Stéphano Diniz.
Mamãe elefante-marinho-do-sul joga areia sobre próprio corpo ao lado do filhote em SC
Daniel De Granville/Arquivo pessoal
Ineditismo
O ineditismo do parto no Brasil se dá pelo fato da aparição rara da espécie na costa brasileira, que geralmente se reproduz e têm seus filhotes nas águas geladas do hemisfério sul na Argentina.
O acontecimento inédito reforça a importância da preservação do litoral brasileiro e de seus ecossistemas. O nascimento do filhote de elefante-marinho demonstra a riqueza da biodiversidade marinha e a necessidade de ações contínuas para proteger essas espécies.
A espécie tem nome científico Mirounga leonina.
Filhote de elefante-marinho-do-sul descansa com a mãe em praia de Garopaba, SC
Daniel De Granville/Arquivo pessoal
Como ajudar
Para reportar qualquer ocorrência envolvendo animais marinhos, a população pode entrar em contato com o PMP-BS através do telefone 0800-642-3341. Mais informações sobre espécies e educação ambiental podem ser obtidas no @institutoaustralis.pmp.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

PUBLICIDADE

Mais recentes

Feriadão de Natal é marcado pela imprudência de motoristas, com 16 mortes em seis dias
Parque Vila Germânica oferece diversão com brinquedos especiais durante o Natal em Blumenau Roda-gigante, carrossel,...
Natal em Blumenau disponibiliza passeios temáticos gratuitos pelo By Bus Atração já estará disponível nesta...
Tendências para 2025: o futuro da liderança une relações mais humanas e Inteligência Artificial
Bolo que matou três pessoas no RS era tradição natalina da família, conta amiga
Prefeitura Municipal de Timbó divulga programação para cerimônia de transmissão de cargo

PUBLICIDADE

Rolar para cima