SAÚDE – Cuidado com o excesso de café

Vamos falar sobre os benefícios da cafeína. Muita consumida como estimulante, a cafeína desempenha um papel importante no exercício, agindo no sistema nervoso central de forma a retardar a fadiga e também atuando no metabolismo da gordura, sendo um aliado na perda de peso corporal. Aparece na composição de muitos suplementos chamados de pré-treino.

O que alguns desconhecem são os malefícios que o excesso de consumo de cafeína pode trazer. Indivíduos com transtornos de ansiedade podem ter os sintomas aumentados depois de consumir café ou outras bebidas estimulantes, como energéticos. Estes ainda contém açúcar e aditivos que prejudicam ainda mais o organismo. Quem tem dificuldade para dormir ou relaxar deve ter muito cuidado no consumo dessas bebidas. O ideal é diminuir ou evitar o consumo a tarde e a noite.

Problemas estomacais como úlceras e gastrites também estão relacionados com o alto consumo de café, e devem ser evitados por indivíduos já apresentem ou tenham tendência a ter esse tipo de problema.

Café, energéticos, chás que contenham cafeína como o chá verde e o chá preto, refrigerantes a base de cola e chimarrão não devem entrar na conta de hidratação do dia, pois aumentam a perda de líquidos. Nesse caso deve-se consumir ainda mais água para repor as perdas causadas por esses tipos de bebidas. Se você toma muito café deve tomar ainda mais água para não ficar desidratado.Mas qual a quantidade ideal? A recomendação varia entre 2-3 xícaras de 150 ml ao dia. Às vezes é necessário cessar o consumo de café por 2 semanas, como forma de detoxificação ou para tornar as células novamente sensíveis aos efeitos positivos do café no organismo. Gosto sempre de indicar o consumo de 1 xícara 30-40 minutos antes do treino, como estimulante. Ainda assim a orientação em relação a esse consumo é individual e deve ser feito por um nutricionista.

 

FONTE : ESPORTES SC  / Ana Flávia Kühn

Deixe um comentário