Os próximos dias serão marcados por troca de conhecimento e ensinamentos entre os servidores do Programa de Educação em Saneamento (PES) do Samae e professores e dirigentes de escolas e CEIs da rede municipal de ensino de Blumenau. Após a entrega de kits de compostagem às unidades de educação no dia 4 de novembro, os profissionais da autarquia têm visitado às instituições para capacitar a comunidade escolar a utilizar os equipamentos.
Na próxima semana, entre os dias 2 e 6 de dezembro, 128 profissionais (incluindo diretores, coordenadores e zeladores) passarão por um treinamento. Eles terão uma palestra sobre o tratamento da água e farão uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, que está instalada no bairro Progresso. Em seguida, eles serão instruídos numa oficina prática de fossa ecológica, e logo depois, aprenderão a cuidar de uma composteira.
Nesse primeiro momento serão atendidos profissionais de quatro unidades de ensino. São elas:
CEI Paulo Zimmermann, do bairro Fidélis;
CEI Anton Max Artur Spranger, do bairro Testo Salto;
CEI Thiago Anzini, do bairro Água Verde;
CEI Evalino Roth, do bairro Escola Agrícola.
Com a capacitação, os kits de compostagem entregues às escolas e creches vão servir como forma de aprendizado para os alunos e também ajudarão a diminuir o volume de descarte de resíduos orgânicos, ajudando a preservar o meio ambiente.